Veja ilusões de ótica com sensação de movimento!

Saiba que há imagens que causam sensação de movimento? São ilusões de ótica propostas por designers exatamente para esse objeitvo. Confira exemplos

ilusao otica sementes movimento

Existem ilusões de ótica de imagens que parecem se mexer. É que artistas e designers usam alguns truques que dão essa sensação de movimento aos olhos humanos. Descubra por que com alguns exemplos a seguir!

 ilusao otica ninho cobra movimento

Imagem: Shutterstock Images

1. Ninho de cobras

As formas com várias cores ao lado também dão a sensação de movimento circular. A explicação é a mesma que no fenômeno “cobras que giram”. Aqui, os círculos com os padrões de cores são salientados pelo formato de >. Os círculos concêntricos vão diminuindo à medida que vão ao centro, dando a sensação de profundidade. Além disso, os grandes círculos estão dispostos uns em cima de outros menores: isso favorece a ilusão de três dimensões.

ilusao otica akiyoshi kitaoka movimento donguri

Imagem: Shutterstock Images

2. Anéis cintilantes

A imagem acima foi desenvolvida pela equipe do psicólogo japonês Akiyoshi Kitaoka. Ele estuda os padrões visuais que confundem nosso cérebro e é mestre em criar esse tipo de ilusão, entre outras. Esta imagem recebeu o nome de Donguri e, nela, os anéis parecem rodar enquanto a figura cintila como um todo.

Observe o truque: em cada semente, a cor verde vai indo de um tom mais claro até um mais escuro, avermelhado, dando a impressão de sombra. Esse padrão se repete nas outras sementes, só que em ângulos diferentes. Além disso, as sombras de cada conjunto de anéis seguem em direções opostas. Resultado: os neurônios ligados à captação de cores interpretam como se os anéis estivessem girando.

ilusao otica sementes movimento

3. Sementes que se movem

Os cientistas Vilayanur M. Ramachandran e Diane Rogers-Ramachandran também acreditam que ainda não haja uma explicação correta para a ilusão na imagem acima. Mas sabe-se que desenhos com grande regularidade de padrões e bastante repetição ativam um bom número de neurônios receptores de movimento. Isso contribui e muito para a noção (ou ilusão) de que as sementes estão se mexendo.

Ou seja, uma porção pequena da imagem não é muito capaz de gerar a sensação de movimento. Porém, olhar a figura como um todo turbina esse efeito. Perceba que há bordas pretas e brancas ao redor das sementes azuis. Elas são dispostas de maneira diferente por toda a figura. Fisicamente, é isso que causa a impressão de que estão ondulando.

ilusao otica onda movimento

Imagem: Shutterstock Images

4. Como uma onda

Veja como esse padrão de formas parece ondular sobre a página! A explicação é semelhante à da imagem das sementes. Nesse caso, o fundo é de um azul contrastante, e o verde está nas formas que parecem hexágonos. Além das bordas de cores azul e preta ao redor dos hexágonos, elas se repetem no interior deles. Isso potencializa o efeito de ondulação. É uma ilusão de ilusão de ótica para ninguém botar defeito!

LEIA TAMBÉM!