Montevidéu é a cidade com ares de Europa em plena América do Sul

A capital Uruguaia irá te encantar com o charme e a tranquilidade que dão a ela ares de uma cidade europeia.

Plaza Independenza, Montevidéu
Por Vinicius Galico - 17/09/2018

Foto: Wikimedia Commons

O Uruguai, nosso vizinho do sul, é um pequeno e discreto país. Pouco ouvimos falar dele em noticiários além do futebol, mas isso não tira o encanto da nação que recebe o apelido de Europa na América do Sul.

Montevidéu, sua capital, é relativamente pequena para seu status: possui 1,3 milhões de habitantes. Isso faz com que a cidade transmita um sossego e qualidade de vida difícil de encontrar fora das cidades interioranas. Além disso, conta com um centro histórico repleto de casarões, praças e parques para se conhecer. Se você procura um lugar para desacelerar o ritmo durante as férias, Montevidéu é o seu lugar.

O passeio pelo centro antigo começa na Puerta de la Ciudadela, que conecta com a Plaza Independencia. Na esquina com a Avenida 18 de Julio, principal via da cidade, está o emblemático Palacio Salvo, de 1925, cartão-postal de Montevidéu. Ali perto, na Avenida Reconquista, outro ponto de referência é o Teatro Solís, de 1856, que mantém variada agenda com espetáculos de música, teatro e dança.Para os amantes da história e cultura, também há bons museus na cidade, como o Torres García, dedicado a um dos artistas contemporâneos mais importantes da América Latina. E, para os amantes de futebol, o Estádio Centenário, palco da primeira Copa do Mundo, conta com visitação para seu acervo histórico.

Não deixe de curtir algumas horas percorrendo as Ramblas, calçadões com vista para o Rio da Prata que têm ciclovias e áreas para descanso com pequenos mirantes ao longo do trajeto.

Gastronomia

Assim como seus vizinhos do Rio Grande do Sul, a culinária uruguaia é famosa pelo seu churrasco, principalmente pelos cortes de carne de boi e cordeiro. O vinho é o melhor e mais popular acompanhamento para o prato. Além do churrasco, frutos do mar e massas compõe a mesa típica local – muito em parte devido aos imigrantes europeus que para lá imigraram. Na sobremesa, não faltam receitas com doce de leite e, claro, os famosos alfajores. Um bom lugar para imergir na gastronomia em Montevidéu? O Mercado del Puerto é o endereço certo para você.

LEIA TAMBÉM: