MODA

Soft Girl: a nova moda e estilo da internet

Com estética alegre, roupas confortáveis e um visual fofo, a tendência vem conquistando o público jovem

Roupas coloridas
Roupas coloridas - Reprodução / Instagram - @camilacoelho

por Equipe Alto Astral
Publicado em 18/04/2021 às 12:00
Atualizado às 12:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A moda usada pelas adolescentes da nova geração, ao contrário da década passada, é
influenciada pelo que é consumido na internet e não mais por meio das grandes revistas de moda. A exemplo, em uma busca rápida em plataformas onde esse público domina, como é o exemplo do Tik Tok e do Instagram, é possível notar o crescimento de um estilo
específico entre meninas na faixa etária de 10 a 18 anos: o soft girl.

Segundo a stylist Jana Lee, esse estilo é caracterizado por roupas mais alegres, geralmente com muitas cores e texturas, lembrando vestimentas mais infantis. “Os acessórios são o grande diferencial dessa tendência. Arcos de cabelo, tiaras e pulseiras estão sempre presentes. Além disso, é um estilo onde o conforto é palavra de ordem, por isso é comum vermos muitas peças em tamanho oversize”, explica.

A popularidade do visual Soft Girl tem crescido de forma exponencial perante esse público Internet desde junho de 2019. O uso da hashtag #SoftGirl possui 929.1 milhões de visualizações n enquanto no Instagram há 1.2 milhão de postagens relacionadas ao termo. “É impossível não relacionar a internet com as tendências de moda que surgem atualmente, no caso do Soft Girl há um retorno à estética dos anos 90, tanto que as roupas lembram a estética de filmes como Meninas Malvadas”, comenta a profissional.

Apesar de ser um estilo dominado pelo público adolescente, Jana aponta que é
possível adaptá-lo para propostas mais adultas. “Muito da influência desse estilo vem do k-pop, um estilo de música asiática que cresceu bastante nos últimos anos. Em suma, trata-se de combinações de cores vibrantes, com estilos próprios e com uma dose de fofura. Bolsas a tiracolo, suéteres, saias e meias costumam estar presentes nessas combinações”, comenta.

Os tons pastéis costumam ser muito presentes nesse estilo, que busca combinar várias
tonalidades em uma única composição. Tênis com meias mais altas, minissaias e
sobreposições que versam entre o romântico e o alternativo são outra característica. Peças vintages também costumam ornar bem com o visual, aponta Jana.

Para visuais mais adultos, como este, utilizados por Camila Coelho, é apostar em uma única peça de cores marcantes. Os acessórios podem ser um complemento e devem seguir a paleta de cores da roupa para uma estética mais fofa, casual e confortável. O jeans pode ser a peça de contrabalanço para trazer um aspecto menos infantil para o look.