4 dicas para escolher os melhores tênis para usar no dia a dia

Veja como identificar os melhores modelos de tênis para usar se você quer ficar bem confortável no dia a dia

É preciso prestar atenção em alguns aspectos antes de escolher um bom tênis
É preciso prestar atenção em alguns aspectos antes de escolher um bom tênis - Shutterstock

por Mayra Cardozo
Publicado em 27/04/2022 às 18:00
Atualizado às 18:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muitas vezes, compramos um calçado por sua beleza ou por ele “parecer confortável”, né? O problema é que alguns desses sapatos podem acabar nos decepcionando ao usá-lo no dia a dia. Nesse sentido, para não investir em algo que não vamos conseguir usar muito, é sempre bom pensar primeiro em todas as características que costumam estar presentes nos melhores modelos de tênis.

Pensando nisso, separamos 4 dicas para você levar em consideração na próxima vez que quiser comprar um tênis confortável e que você possa usar bastante no dia a dia:

Pense nas suas necessidades

Claro que, no geral, existem algumas características importantes para qualquer tênis, como um material confortável e que não machuque o pé. Porém, grande parte da escolha de um calçado tem a ver com as suas necessidades específicas, ou seja, com as situações nas quais você pretende usá-lo.

Assim, é importante pensar antes da compra se você quer um tênis apenas para usar em situações comuns do dia a dia ou se ele será usado, por exemplo, nas suas corridas matinais, viu?

No caso de tênis para fazer exercícios, o melhor é optar por modelos voltados para a performance, que tenham um solado curvo ou semi-curvo e uma menor base de suporte. Já se você precisa de um tênis confortável para outras situações do dia a dia, o melhor é uma base maior de suporte.

tenis
É preciso considerar alguns aspectos diferentes na hora de escolher um tênis para corrida ou exercícios - Shutterstock

Descubra o seu tipo de pé

Para escolher um tênis bom e confortável para você, é sempre importante também entender qual é o seu tipo de pé, sabia? Afinal, existem 3 principais tipos de pé — chato, arcos altos e neutro — e cada um deles pede por tipos diferentes de calçados.

Se você ainda não sabe qual é o seu tipo de pé, basta prestar atenção no arco que ele forma quando você o coloca no chão. Se esse arco for bem grande, com uma grande lacuna entre o seu pé e o chão, você provavelmente tem arcos altos. O pé chato, por sua vez, é aquele em que não é formado um arco proeminente, enquanto o pé neutro é aquele que fica entre esses dois tipos.  

A partir do entendimento do seu tipo de pé, é possível fazer uma escolha mais acertada de um tênis bom e confortável. No caso dos pés chatos, por exemplo, pode ser preciso um apoio mais forte para o calcanhar e uma espuma com bastante resistência para o meio do pé, enquanto alguém com arcos altos pode se adaptar melhor com um tênis que amorteça bem o meio do pé. Já os pés neutros costumam se dar bem com a maioria dos sapatos padrão vendidos nas lojas.

Vale lembrar que, caso você tenha algum problema ortopédico, é sempre bom falar com um médico para entender quais os melhores tipos de calçado para você.

Considere o solado e a palmilha

O solado do tênis acaba recebendo o peso de todo o nosso corpo em cima dele e, por isso mesmo, é muito importante ver se ele é ideal para isso. Se você passa uma boa parte do seu dia de pé ou andando, por exemplo, é imprescindível que o seu tênis tenha um bom amortecimento.

Além disso, também é importante prestar atenção na palmilha do tênis, viu? Afinal, algumas delas trazem maior flexibilidade e redução de impactos, o que vai ajudar muito no seu conforto quando estiver usando o calçado.

Sempre que possível, prove

Mesmo que isso não garanta que o tênis não vai te incomodar depois, com mais uso, provar os modelos dos quais você gostar é sempre uma boa ideia. Afinal, assim você vai conseguir sentir o material do calçado e ver se ele é confortável.

Claro que isso nem sempre é possível, já que muita gente compra tênis pela internet, por exemplo. Porém, nesses casos, é importante pelo menos observar se o site especifica o material do calçado e analisar se esse é um material que você costuma gostar nos tênis que já provou anteriormente.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.