Como preparar o cabelo para fazer penteado em casa?

Para o seu cabelo ter um penteado perfeito, é necessário investir em cuidados simples, mas que fazem a diferença na hora de moldar e prender as madeixas

- FOTO: iStock.com/Getty Images

Conquistar um penteado deslumbrante e que dure muito tempo é a finalidade de qualquer produção. Mas para que isso seja possível, alguns cuidados devem ser observados antes de modelar os fios e até mesmo no dia a dia, garantindo que eles estejam hidratados e impecáveis sempre. Preso ou solto, seu cabelo pode ficar ainda mais bonito com as dicas abaixo!

Mulher segurando escova e secador

FOTO: iStock.com/Getty Images

Hidratação em dia

Estar com as madeixas sadias e hidratadas influencia – e muito! – no resultado da produção. “Cabelos saudáveis sofrem menos com danos mecânicos (como escovar e secar a cabeleira), são mais obedientes e facilmente moldáveis, além de brilharem muito mais”, ressalta Lléo Girão, hairstylist do Walter’s Coiffeur. Segundo o profissional, a atenção com os crespos ou cacheados deve ser constante, pois tratam-se de fios geralmente muito finos e com fibra desgastada devido a processos químicos e uso constante de cremes de pentear. Em alguns casos, prejudicados pelo manuseio habitual e indevido de escovas e pranchas.

 

SAIBA MAIS:

Patrícia Poeta é adepta dos cabelos finalizados para a lateral

Será que o estilo lateral combina com você?

Polido ou despojado? Confira os acabamentos da moda

 

Lavagem de salão

O resultado da finalização com escova, babyliss ou leave-in começa muito antes, ainda na lavagem. “A higienização deve ser profunda, bem como a proteção dos fios”, destaca o profissional. O uso do condicionador também é importante, pois é o principal veículo de selagem das cutículas após o uso do xampu. “Ele ajuda na proteção contra os efeitos nocivos de alguns fixadores, bem como aumenta o brilho, facilita o desembaraçar e o pentear dos fios durante todo processo”, afirma Lléo Girão.

Mulher segurando babyliss para fazer penteado em casa

FOTO: Shutterstock.com

Alisamento pré-penteado

Para penteados de efeito seco, seja para uso liso ou com cachos estilizados, é imprescindível escovar os fios, e só depois usar o babyliss. Segundo o hairstylist do Walter’s Coiffeur, esse cuidado é importante devido à necessidade de controle, preparo e moldagem dos fios. Caso a produção escolhida não necessite de mudança na forma do fio, a prática não é indicada.

 

Babyliss amigo

Todo penteado com cachos ou anelados definidos precisa da ajuda de um babyliss, exceto quando o cabelo apresenta naturalmente o efeito desejado. Com esse equipamento, pode-se criar e definir as ondas e cachos da maneira que quiser. Nesse caso, lave bem os cabelos, use protetor térmico e faça uma escova, para depois usar o babyliss. É importante investir em texturizadores, antes ou depois, de acordo com o desejo de fixação, volume e movimento de ondas.

 

Texto: Larissa Faria/Colaboradora | Consultoria: Lléo Girão, hairstylist do Walter’s Coiffeur

 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência