Para conquistar fios divinos é necessário investir em uma rotina de cuidados capilares em casa, no dia a dia! No mercado é possível encontrar uma variedade de cosméticos para manter o tratamento – seja de hidratação, reconstrução ou nutrição – iniciado no salão. Com dicas simples você prolonga a ida ao cabeleireiro e economiza um dinheiro valioso!

FOTO: Shutterstock.com
1- Não ler o rótulo!
“Cada produto tem sua função e uma forma de aplicação diferente. Para cada problema existe uma técnica específica e, em alguns casos, exceder o tempo indicado pelo fabricante de permanência nos fios pode prejudicar o cabelo. Em outros casos não interfere em nada. Um exemplo é usar a máscara hidratante como condicionador: a máscara precisa de um tempo maior para fazer efeito e, se enxaguar antes da hora, ela não age como o esperado”, explica Cristhofer Glöe, hairstylist de São Paulo.
VEJA TAMBÉM
10 dica para manter o cabelo hidratado
Aprenda qual é a diferença entre hidratação e nutrição
Como recuperar a beleza dos fios danificados?
2- Esfregar os fios com a toalha
Puxar, torcer ou pressionar demais os fios pode quebrá-los e causar traumas nas fibras. O ideal é apertar a toalha com cuidado depois de lavar. Se quiser enrolá-la nos cabelos, faça uma espécie de turbante, sem torcer e sem pressionar os fios, mantendo o cabelo solto dentro dela.
3- Prender os cabelos molhados
Nunca amarre as madeixas com elásticos, presilhas ou grampos quando ainda estiverem molhadas. O cabelo fica marcado e pode quebrar, se a pressão for muito grande.

FOTO: Yuri Arcurs/Glow Images/Latinstock
4- Calor capilar em excesso
Usar o secador muito próximo aos fios pode queimar os cabelos. Mantenha uma distância de, pelo menos, 10 centímetros, movimentando bem o secador. Nunca encoste o bico no cabelo e lembre-se de sempre usar um protetor térmico.
5- Estragar o cabelo com a chapinha!
“Passar o equipamento nas madeixas molhadas, literalmente, frita os fios, deixando-os ressecados, quebradiços, opacos e sem brilho”, adverte o hairstylist.
Texto: Carol Ferreira/Colaboradora | Consultoria: Cristhofer Glöe, hairstylist do Blend Your Mind, de São Paulo