A estação quente é uma das épocas que mais danificam a cabeleira, isso porque o número de lavagens costuma ser maior e a exposição a agentes externos, como os raios UV, o cloro da piscina e o sal do mar, é mais frequente. Para manter as madeixas sempre lindas, é imprescindível saber quais produtos usar na lavagem e hidratação e ter em mãos um protetor solar capilar, molhar o cabelo com água potável antes de mergulhar em piscinas ou no mar e evitar prendê-lo úmido. Feito tudo isso, mantenha uma hidratação a cada 20 dias e invista em cuidados específicos para o seu tipo de fio.

Foto: Shutterstock.com
Lavagem e hidratação para cabelos secos
Esses cabelos costumam ser frágeis, opacos e quebradiços. “Geralmente, são rebeldes e pouco macios ao tato, também apresentam volume e são difíceis de pentear”, ressalta Aline Bissoli, hairstylist do Redentora Cabeleireiros, de São José do Rio Preto (SP). Esse tipo de madeixa precisa de brilho e flexibilidade, portanto, deve-se investir na reconstituição da película de proteção natural dos fios. A dica da profissional é começar com uma limpeza suave, por meio de lavagens intercaladas. “Escolha um shampoo com ativos condicionantes, aplique sempre um condicionador na finalização e enxágue muito bem”, alerta a hairstylist, pois os resíduos de produtos no cabelo podem causar danos.
SAIBA MAIS
Como disfarçar o cabelo branco e fio ressecado?
Transição capilar: recupere os cachos após o alisamento!
5 pecados capilares para não cometer em casa!
Cabelos mistos oferecem mais praticidade!
Quem tem fio oleoso na raiz e no couro cabeludo e ressecado nas pontas, sabe o trabalho que dá cuidar das madeixas. Mesmo apresentando textura áspera, os cuidados – lavagem e hidratação – com esse tipo de cabelo são simples! Dependendo da oleosidade do fio, pode-se ou não lavar diariamente. “Utilize um shampoo neutro para lavagens frequentes, seguido de condicionador. Ele possui função adstringente, limpa e refresca o couro cabeludo”, indica Aline Bissoli.
Cabelos oleosos: escolha bem o tipo de shampoo
Apesar de estarem sempre com cara de hidratados, os cabelos oleosos são, de longe, os que mais sofrem no calor tropical. Os fios, que já são pesados e sem volume, costumam apresentar excesso de oleosidade, requerendo lavagens diárias. “Do contrário, ficam ainda mais pesados e com menos volume”, destaca a profissional. Se você é desse time, use um shampoo específico, normalmente chamado de “balanceador”. “Sua função é remover a oleosidade excessiva e devolver o equilíbrio natural aos cabelos. Uma boa dica é substituir o condicionador por um leave-in e fazer o enxágue após a aplicação”, indica a hairstylist Aline Bissoli. O cuidado com produtos específicos para cada cabelo pode sempre melhorar o aspecto do look e ajudar na sua manutenção.
Texto: Larissa Faria/Colaboradora | Consultoria: Aline Bissoli, hairstylist do Redentora Cabeleireiros, de São José do Rio Preto (SP), (17) 3231-2444