Mitos e verdades sobre alimentação saudável

Quando o assunto é alimentação saudável, muitas vezes fica difícil saber em que acreditar. O que é verdade e o que é mentira? Confira!

mulher segurando uma maçã e um donut
Foto Shutterstock.com

São tantas indicações de consumo para trazer mais qualidade nas refeições que, muitas vezes, não sabemos em quais acreditar. Por isso, os nutricionistas Rogério Oliveira e Renata Miranda responderam as dúvidas mais comuns sobre alimentação saudável. Confira!

mulher segurando uma maçã e um donut

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1. Adoçante é mais saudável que açúcar?
Depende. “O açúcar refinado seria a pior opção se comparada as outras. Porém, o aspartame também é um péssimo adoçante. As melhores opções são: açúcar de coco e os adoçantes como estévia e xylitol”, explica Rogério.

2. Consumir sucos de caixinha (néctares) no lugar de refrigerantes é saudável?
Falso. Ambos trazem malefícios à saúde, por isso, a melhor opção é o suco natural. “Os néctares são bebidas que podem ter adoçantes, corantes, conservantes e outros aditivos. Esse tipo de produto possui cerca de 30% de suco original da fruta”, esclarece Renata.

3. Laranja auxilia a digestão de comidas pesadas, como a feijoada?
Verdadeiro. “Ela possui propriedades que impedem a absorção total dos nutrientes ingeridos, portanto, causa sensação maior de leveza após uma refeição muito pesada”, afirma Rogério.

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4. Proteína animal é essencial para a saúde?
Falso. “Existem fontes proteicas vegetais. Leguminosas como lentilha, feijão, soja e grão-de-bico são boas opções de proteínas”, indica Rogério.

5. Leite de soja pode substituir o de vaca?
Depende. “Os melhores substitutos seriam o leite de arroz, castanhas, coco e amêndoas”, afirma Rogério.

 

Consultoria Rogério Oliveira, nutricionista; Renata Miranda, nutricionista