Mickey Mouse completa 88 anos. Confira!

No dia 18 de novembro de 1928, no Colony Theatre em Manhattan, Nova Iorque, era exibido Steamboat Willie, o primeiro desenho animado com som e a animação que apresentou Mickey Mouse ao mundo pela primeira vez. O ratinho, que na época se chamava Mortimer, foi criação do desenhista Ub Iwerks e de Walt Disney, que inclusive foi quem […]

Mickey Mouse, Steamboat Willie, desenho, animação
Por João Paulo Fernandes - 18/11/2016

Steamboat Willie (1928), animação que apresentou Mickey Mouse ao mundo. FOTO: Reprodução/Walt Disney Pictures

No dia 18 de novembro de 1928, no Colony Theatre em Manhattan, Nova Iorque, era exibido Steamboat Willie, o primeiro desenho animado com som e a animação que apresentou Mickey Mouse ao mundo pela primeira vez. O ratinho, que na época se chamava Mortimer, foi criação do desenhista Ub Iwerks e de Walt Disney, que inclusive foi quem dublou o personagem de 1928 a 1946.

Mickey Mouse, Steamboat Willie, desenho, animação

Steamboat Willie (1928), animação que apresentou Mickey Mouse ao mundo. FOTO: Reprodução/Walt Disney Pictures

Ícone mundial

Para quem só consegue ver o camundongo da Disney como um personagem de desenho fofinho não imagina que, quando criado, ele fumava e bebia. Contudo, ao perceber o sucesso que seu personagem atingira, Walt Disney cortou tais hábitos do ratinho ainda em 1930. A popularidade de Mickey Mouse cresceu tanto que acabou por levá-lo a se tornar o símbolo da The Walt Disney Company.

Mickey Mouse, segurando perfume, desenho, animação

O camundongo Mickey acabou se tornando o símbolo da The Walt Disney Company. FOTO: Reprodução/Walt Disney Pictures

Exclusividade

Tal fama também foi responsável por criar uma certa polêmica em torno da personagem. Teoricamente, Mickey Mouse estaria em domínio público já em 1998, pois a proteção aos direitos autorais nos Estados Unidos tem garantia de 80 anos. Entretanto, foi aprovada pelo congresso norte-americano a prorrogação da lei – que acabou ficando conhecida como Lei Mickey – por mais 20 anos. Ou seja, teremos que esperar até 18 de novembro de 2018 para gritar que “o camundongo é nosso!”

 

LEIA TAMBÉM

 

Texto: João Paulo Fernandes