Métodos japoneses que vão facilitar sua vida!

Conheça alguns métodos japoneses que vão desde como organizar sua casa, até como emagrecer, que podem facilitar seu dia a dia!

Reprodução/Facebook

Os japoneses sempre surgem com novidades em diferentes áreas, mas todas com um só propósito: facilitar a vida. Alguns processos que são feitos diariamente por milhares de pessoas são agilizados por métodos orientais, que organizam a vida de uma maneira muito mais prática.

Marie Kondo

Reprodução/Facebook

Conheça alguns métodos que você pode incluir na sua rotina e facilitar processos diários:

Método para combater a preguiça

Quem nunca adiou o início de um exercício físico ou iniciou e depois de um tempo, desistiu? Esse método tem uma maneira simples de fazer com que nada fique muito cansativo e faça você desistir. Ele consiste na realização de uma mesma tarefa todos os dias no mesmo horário, durante 1 minuto. As atividades que você não sentiria vontade de fazer por meia hora, poderão ser facilmente realizadas em 60 segundos.

Relogio

Foto: Shutterstock Images

Pular corda, fazer abdominais e flexões, praticar yoga, ler um livro em outro idioma, são todas tarefas relativamente simples mas que muitos adiam por preguiça. Quando você tem em mente que será apenas um minuto do relógio que passará realizando essas atividades, tudo fica mais fácil e simples de ser realizado. Além disso, o sentimento de impotência e culpa e acaba dando espaço para o de dever cumprido. Aos poucos, quando já se sentir mais motivado, vá aumentando o tempo de realização da atividade para 5 ou 10 minutos e assim sucessivamente.

Mulher praticando yoga

Foto: iStock.com/Getty Images

Esse método é conhecido como “Kaizen”, que é formado pelas palavras “kai”, que significa mudança, e “zen” que significa sabedoria. Para que um caminho longo seja percorrido, é sempre necessário o primeiro passo. Esse método pode ser adaptado para diferentes estilos de vida e necessidades. É só encontrar como aplicá-lo em atividades de sua rotina que você sempre adia! Para todo longo caminho percorrido, é sempre necessário um primeiro passo.

Método de organização

O método de organização da japonesa Marie Kondo se espalhou por todo mundo. A personal organizer já entrou na lista dos livros mais vendidos com sua obra “A Mágica da Arrumação”, no qual ela revela algumas dicas de organização que ela estudou ao longo dos anos. O grande segredo, segundo ela, é manter apenas as coisas que te trazem alegria. Você deve se questionar se determinada roupa ou objeto lhe traz coisas boas. O método é menos técnico e mais intuitivo. O que não lhe trouxer boas energias, não deve ser mantido.

Marie Kondo

Reprodução/Facebook

Marie também ensina que devemos nos livrar de todas as nossas “tralhas”, tudo que ocupa espaço e que é desnecessário em nossa vida. Isso inclui fotos antigas, cartões de natal e aniversário que não leremos mais. Livre-se também das roupas de “ficar em casa” (moletons velhos, roupas rasgadas etc), porque essas peças ocupam um espaço desnecessário no armário – e na vida. Doe os livros que você comprou e nunca leu – e nem vai ler.

Organização

Quando for organizar um guarda-roupa, por exemplo, mantenha tudo a vista e não em pilhas. Isso ajuda você a ter uma visualização maior do que é necessário ou não pro seu dia a dia. Outra dica de Marie também é a organização por categorias e não por cômodos. Não devemos arrumar “o quarto” e sim, as roupas, fotografias, CDS e DVDS e assim por diante. A ideia consiste em manter o foco nos objetos e não nos lugares. Crie espaços específicos para cada tipo de coisa e mantenha todos os similares no mesmo lugar.

 

Arrumar Guarda Roupa

Foto: Shutterstock Images

A organização da nossa casa reflete diretamente na organização da nossa vida. Por isso, é normal se sentir confuso e bagunçado quando se tem uma casa da mesma forma. A japonesa afirma que a organização não é apenas um estilo, é um filosofia de vida.

Método de dobrar roupas

Esse estilo de dobrar pode parecer complicado no início, mas com a prática de dobrar uma pilha de lençóis e camisetas vai se tornar um ato muito mais simples.

Como dobrar roupas no método japonês

Reprodução

Em poucos passos, o vídeo abaixo mostra como organizar suas camisetas de forma simples e rápida. Confira:

Método para emagrecer

Nos últimos 10 anos, o Dr. Fukutsudzi tem ajudado muitas mulheres a perder peso com este método fácil e eficiente. Ele afirma que o acúmulo de gordura na região abdominal ocorre devido à má postura. Por isso desenvolveu uma técnica especial para a perda de peso. O médico afirma que o bom sucesso do método não depende de nenhuma ferramenta, apenas de uma toalha grande e um fio para prender a toalha. Além de ser um método eficaz, ele é rápido, já que você vai precisar ficar numa mesma posição por 5 minutos 3 vezes ao dia! Confira como fazer:

Método Japonês para Emagrecer

Reprodução

 

1. Enrole uma toalha grande, de forma que fique entre 7 e 10 cm de altura;
2. Amarre com uma fita ou barbante para que o rolo se mantenha firme;
3. Deite-se sobre uma superfície plana e firme, que pode ser o chão ou a cama;
4. Coloque o rolo de toalha embaixo das costas, na região da lombar;
5. Mantenha os pés separados, paralelos aos ombros;
6. Os pés devem ficar inclinados para dentro, de modo que os dedões se encostem;
7. Estique os braços para trás, de modo que os dedinhos se encostem;
8. Permaneça nessa posição durante 5 minutos e repita o método 3x ao dia.

O exercício funciona como uma espécie de alongamento e deve ser implementado todos os dias da sua rotina. Veja no vídeo:

SAIBA MAIS

Dicas de limpeza e organização para quem mora sozinho
Organização pessoal pode influenciar a perda de peso
5 móveis que ajudam a aproveitar pequenos espaços
Metas que você pode cumprir ainda em 2016!