17 ideias para decorar a sua mesa de festa junina

Da disposição das comidas, toalhas e enfeites para cada canto, confira dicas para inspirar seu arraiá

mesa de festa junina
Foto: Shutterstock

Está planejando fazer um arraiá em casa? Então você não pode deixar para pensar na decoração da mesa de festa junina por último. Afinal, ela é praticamente o coração da celebração, já que leva todos os maravilhosos quitutes típicos que todo mundo ama.

Com o passar dos anos, os enfeites ganharam releituras diferentes e opções versáteis, tudo para tornar o evento ainda mais divertido e alegre. Mas, nem por isso podemos esquecer aqueles artigos indispensáveis: bandeirinhas, balões, chapéus de palha, tecidos xadrez ou estampados, cetim e flores são alguns exemplos.

O segredo para compor esse cantinho especial está na mistura de elementos juninos e alguns símbolos rurais. Além, é claro, de todo aquele estilo que só o brasileiro possui, adaptando a festa por cada região e suas características.

Pronta para montar a sua mesa de festa junina?

Madeira

mesa de festa junina
Foto: Reprodução/Pinterest

Vamos começar do básico: o material da mesa e dos acentos. Se você tiver todos os objetos em madeira será incrível. Afinal, é ele quem dá o aspecto campestre a decoração. Caso não os possua, tudo bem! Pode investir no que tiver. A seguir, contamos uma maneira de camuflá-los.

Toalha e tecidos estampados

mesa de festa junina
Foto: Reprodução/Pinterest

Uma tradicional festa junina requer uma decoração colorida. E o ponto principal para conseguir isso facilmente é investir em peças de tons vivos. Vale a pena forrar a mesa principal, os bancos e os encostos das cadeiras com lindas toalhas e tecidos estampados ou no famoso xadrez. Misture tudo, a ideia é ser bem brega mesmo. Uma nova ideia é criar uma versão feita com bandeirinhas.

Pallet

mesa de festa junina
Foto: Reprodução/Pinterest

Por ter um aspecto bem rústico, esse material pode entrar facilmente para a decoração da sua mesa de festa junina. Como? Se tiver uma grande quantidade, dá para fazê-lo de cadeira, pequenos espaços para quitutes ao longo do espaço ou, ainda, como fundo.

Elementos rústicos

mesa de festa junina
Foto: Reprodução/Pinterest

Você com certeza já tem algum cesto de vime ou de trabalhos entrelaçados, que trazem aquela ar rural a festa. Outras opções são a carroça, a enxada e a pá. Caso não saiba onde encontrar o feno, é possível criá-lo em casa, rasgando aqueles sacos de pão amarronzado. Basta cortar em pequenas tiras e espalhar pelo ambiente e mesa.

Backdrop

mesa de festa junina
Foto: Reprodução/Pinterest

Embora não seja parte integrante da mesa, essa estrutura ajuda a compor a sua decoração. Você pode investir nos pallets, como citamos acima, um painel de esteira de palha e chita, toalhas xadrez penduradas ou uma cortina feita com tiras de papel crepom em diferentes cores.

Barraca

mesa de festa junina
Foto: Reprodução/Pinterest

Ao invés de apenas enfeitar a mesa de festa junina, você também pode criar uma verdadeira barraca. Para isso, só precisa de madeira e juta. Monte a estrutura, coloque um pano por cima, imitando um telhado e pronto. Perfeita!

Espetos e palitinhos

mesa de festa junina
Foto: Reprodução/Pinterest

Esses artigos podem ganhar diversos tipos de decoração, já que são usados para enfeitar o espaço e pegar os quitutes. Como a festa junina faz homenagem a três santos da igreja católica (Santo Antônio, São Pedro e São João), você pode usar pequenas imagens deles presas aos palitos. Outra ideia é cortar pequenas bandeirinhas e grudá-las com dupla face.

Flores

mesa de festa junina
Foto: Reprodução/Pinterest

Use e abuse de arranjos ou flores soltas. Elas podem ser das mais diversas cores e tipos, sendo os girassóis os que ganham maior destaque. Para criar pequenos vasinhos, você só precisa de uma garrafa de vidro transparente, algumas espécies de tons bem vivos e pipoca ou tecido para colocar dentro do recipiente.

Chapéu de palha

mesa de festa junina
Foto: Reprodução/Pinterest

Muito além de colocá-los à mesa, você pode criar bandejas para os seus quitutes usando o acessório. Na parte interna, é possível colocar várias comidinhas, como pipoca, bicho de pé, rapadura e muito mais, basta forra-la com um pano xadrez, por exemplo. Também dá usar como vaso para os seus arranjos!

Plaquinhas

mesa de festa junina
Foto: Reprodução/Pinterest

Para cada comida, crie uma plaquinha personalizada, deixando bem evidente o nome do quitute para que todos possam saber o que é e saborear sem receio. Elas podem ser feitas de TNT, tecido e papéis coloridos.

Artesanatos

Foto: Reprodução/Pinterest

Qualquer trabalho ou peça feita manualmente encantam a mesa com muita delicadeza e fofura. Você pode investir nos bonecos caipiras e espantalho de pano ou de barro, flores de papel, bandeirinhas de juta, porta-guardanapo de palitos de sorvete, entre outros.

Luminárias

Foto: Reprodução/Pinterest

Para deixar a mesa de festa junina mais aconchegante, coloque algumas velas espalhadas. Crie um recipiente lindo com pregadores de madeira e latas redondas, como a de atum. Também é possível criar uma com cartolina colorida, enfeitando com várias bandeirinhas coladas.

Comidas expostas

Foto: Reprodução/Pinterest

Quem disse que a decoração só precisa ser com enfeites? Os próprios quitutes tradicionais podem ajudar a compor o espaço. Milho cozido, paçoca, pé de moleque, maçã do amor, bolo de fubá, cuscuz e quindim são algumas opções para colocar à mesa.

Bolo de pipoca

Foto: Reprodução/Pinterest

Essa novidade ganhou força nos últimos anos. Para criar, basta comprar formas de isopor e espetar com palitos alguns grãos de pipoca. Deixe-o bem cheio para tapar os espaços em branco. Você também pode usar fitas e outros enfeites para fazê-lo bem volumoso e colorido.

Pipoca no cone

Foto: Reprodução/Pinterest

Pegue um papel colorido, dobre até ficar no formato de um cone e grude com durex para que ele não se desfaça. Pronto, só precisa preenche-lo com pipoca doce ou salgada.

Varal

Foto: Reprodução/Pinterest

Além de pendurar no teto, as bandeirinhas podem ser colocadas nas pontas da mesa. Outra ideia são as casinhas coloridas, também feitas em papel e erguidas por um fio de nylon ou fita de vários tons.

Fogueirinha

Foto: Reprodução/Pinterest

Já que não é possível criar uma verdadeiro dentro de casa, não há nada melhor do que reproduzir uma com alguns materiais. Você pode criar uma versão menor com palitos de sorvete e papel celofane nas cores vermelho, amarelo e laranja. Outra versão é a feita com tubos de papel higiênico pintados e papéis ou tecidos de tons quentes.

Leia também: