Saiba como usar os melhores aplicativos para editar fotos

Dê uma cara nova para suas imagens e as deixe com um aspecto mais profissional

melhores aplicativos para editar fotos
Foto: Shutterstock

Tirou uma selfie linda e quer postar nas redes, mas sente que está faltando alguma coisa nela? Às vezes, uma simples edição é capaz de dar uma cara nova para ela. Por isso, separamos os melhores aplicativos para editar fotos para começar a usar agora mesmo.

Esqueça computadores ou editores muito complexos, com apenas um celular dá para transformar qualquer fotografia. Desde simples filtros até montagens com fundos coloridos, esses apps são perfeitos para deixar o seu feed do Instagram ainda mais bonito e profissional. E o melhor de tudo: são superfáceis de se usar.

Os 9 melhores aplicativos para editar fotos

1. VSCO

O grande diferencial dessa ferramenta é a enorme quantidade de filtros, desde os pretos e brancos, até os mais coloridos e retrôs. Além disso, o usuário pode editar as configurações básicas como brilho, contraste e saturação e criar suas próprias “receitas” de filtros, que ficam salvas para serem usadas em outras fotos.

Muito intuitivo, o VSCO oferece todas as funções em uma barra no canto inferior. Também é possível exportar as imagens para a galeria do celular ou, até mesmo, publicá-las no próprio aplicativo, para que os outros usuários as vejam. Ele está disponível tanto para Android quanto iOS e é gratuito, mas contém funções que são pagas.

2. Adobe Lightroom

Semelhante ao VSCO, o Adobe Lightroom é um dos melhores aplicativos para editar fotos e, também, se destaca pelos seus filtros, chamados de presets. Mas o grande diferencial é que o usuário tem mais opções de edição, aproximando a ferramenta de um editor profissional.

Todas as funções estão disponíveis em uma barra inferior e, ainda, é possível salvar a sua foto e usá-la como base para copiar as mesmas configurações de edição em outras fotografias. Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS.

3. Snapseed

Ideal para quem quer alcançar uma edição profissional de forma simples, o Snapseed, que foi adquirido recentemente pelo Google, possui algumas funções de ajustes automáticos. Assim, suas fotos ganham uma cara nova em poucos cliques na barra de ferramentas do aplicativo. Ele também apresenta filtros e permite corrigir imperfeições ou clarear partes especificas. O aplicativo está disponível para Android e iOS e é gratuito.

4. PicsArt

Gosta de fotos criativas com elementos diferentes? O PicsArt é a escolha certa. Famoso pela função de remover o fundo ou pessoas, ele é perfeito para quem quer se jogar nas montagens. Com ele, é possível sobrepor imagens ou escrever nelas, além de ser superintuitivo e fácil de usar. Ele vai ser ótimo se você busca construir um feed de uma marca nas redes sociais. É gratuito e está disponível para Android e iOS.

5. Facetune

Tirou uma selfie incrível, mas percebeu uma espinha no rosto ou saiu com os olhos vermelhos? Calma, que o Facetune está aqui para resolver esses e muitos outros problemas. Ideal para corrigir imperfeições e detalhes em fotos, ele possui diversas ferramentas de edição. O aplicativo está disponível para Android e iOS, no entanto, para aparelhos Apple, ele tem uma versão gratuita e uma paga.

6. Kuji Cam

Agora, se está buscando por um efeito retrô, semelhante ao de câmeras analógicas, o aplicativo Kuji Cam é a melhor opção. Com ele, é possível tirar uma foto ou importá-la da sua galeria e, por meio de configurações, selecionar o melhor efeito para ela. No entanto, também é possível alterá-lo mudando luz, cor e elementos da imagem. Ele está disponível apenas para Android.

7. Canva

Semelhante ao PicsArt, o Canva também possui uma versão para computadores e é perfeito para criar imagens e stories criativos. Ele oferece várias opções de templates, em que o usuário pode usar suas próprias fotografias, além de acrescentar outros elementos, como desenhos ou texto. Ele é gratuito, mas oferece uma versão paga com mais ferramentas e está disponível para Android e iOS.

8. Afterlight

Com diversos filtros, efeitos e molduras, o Afterlight é ideal para quem busca uma edição aprimorada e fácil de se fazer. Ele também apresenta ferramentas para configurações básicas como contraste e saturação e oferece a opção de enviar as fotos diretamente para as redes sociais. Ele é gratuito e está disponível tanto para Android, quanto para iOS.

9. StoryArt

Agora, se preferir postar suas fotos nos stories ou status, o aplicativo mais indicado é o StoryArt. Ele oferece templates dos mais variados temas, além de opções para editar as imagens como filtros e textos e é perfeito para fazer montagens também. Ele é gratuito e está disponível para Android e iOS, com uma interface supersimples de ser usada.

Leia também: