Melhores alimentos para evitar uma crise respiratória

Qualquer problema ou doença respiratória causa desconfortos que muitas vezes demoram a passar. A solução destes problemas podem estar na alimentação.

mulher,roupa azul,doente,gripe,alergia,lenço
Foto istock.com / getty images

Qualquer problema ou doença respiratória causa desconfortos que muitas vezes demoram a passar. Crianças, adultos ou idosos, ninguém escapa de um resfriado ou está livre de desenvolver alguma doença respiratória. E, principalmente na época de outono e inverno, o número de pessoas atingidas aumenta.

 

mulher,roupa azul,doente,gripe,alergia,lenço

Foto istock.com / getty images

 

O que consumir durante uma crise?

Chá de alho? Cebola? Canja de galinha? A resposta é sim! Esses alimentos são anti-inflamatórios, ou seja,  melhoram a gripe, por exemplo. Se você já está resfriado ou com alguma crise respiratória, é interessante tomar um chá de alho. Já foi provado cientificamente que a canja ajuda na expectoração, pois o quente contribui com o movimento dos cílios pulmonares e, por consequência, deixa o muco que temos durante a gripe, mais líquido, facilitando sua expectoração.

 

Mulher, branca, morena, linda, bebendo água, camisa listrada

Foto shutterstock.com

 

Água, sempre!

Os benefícios da água para o nosso organismo são inúmeros e, para combater a gripe e resfriado, ela não fica para trás. Além de manter a temperatura do corpo ideal durante o frio, a água também dilui o muco presente nas crises. A secreção menos espessa é mais fácil de ser expectorada. O ideal é consumir de oito a 10 copos de água por dia.

Mel e afins!

Se alguns alimentos ainda não têm comprovação científica de eficiência, o mel e seus derivados estão mais que aprovados! Os alimentos in natura, assim como o própolis e a geleia real, são grandes aliados para a melhora da imunidade, além de serem antioxidantes. O ideal, assim como os demais alimentos benéficos, é não consumir somente quando se está doente, e sim, inclui-lo na dieta.

Mulher, branca, linda, comendo salada

Foto iStock.com / getty images

 

Verduras

Possuem em grande quantidade uma substância benéfica para a diluição da coriza, o que ajuda a expectorá-la e, consequentemente, melhora os sintomas da gripe e acelera a recuperação. A substância em questão é o isotiocianato, que age diretamente nas vias aéreas, além de estimular o fígado.

Evite leite!

Não existe um ou outro alimento que não deve ser consumido para prevenir crises e sim alimentos que devem ser evitados ou trocados por similares. Lácteos em geral devem ser evitados por quem já tem propensão a doenças respiratórias, principalmente leite de vaca e seus derivados. O leite aumenta muito o muco no organismo, por isso é interessante que haja a diminuição desse consumo e não somente durante a crises, mas por toda sua dieta.

Saiba mais: 

Xaropes caseiros para afastar gripes e resfriados

10 motivos para incluir goji berry na sua alimentação

Pneumonia: tire suas dúvidas sobre a doença