Confira os melhores alimentos para incluir no suco detox!

Para de preparar uma bebida detox, é importante escolher ingredientes que farão uma limpeza no organismo. Veja opções para você incluir no suco e emagrecer

limão e gengibre
Foto: Shutterstock.com

Folhas, frutas, verduras… A lista de alimentos que desintoxicam o corpo e ajudam no processo de emagrecimento é grande. Além de conhecer os benefícios de cada ingrediente, é importante variar as escolhas para conseguir aproveitar tudo o que cada um deles tem a oferecer. Trouxemos abaixo algumas opções para você incluir no suco e deixar o organismo equilibrado e livre de gordura!

limão e gengibre para incluir no suco

Foto: Shutterstock.com

Couve

É fonte de clorofila e também de vitaminas A, C e K, cálcio, manganês, potássio, ferro, magnésio, fósforo, ômega 3 e ácido fólico. “Outro nutriente precioso contido na couve é o óxido nítrico, queridinho dos atletas e praticantes de atividade física, pois melhora todo o aparelho cardiocirculatório e ainda ajuda a turbinar a malhação”, comenta Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular.

Hortelã

Desintoxica o organismo e protege a célula hepática contra poluentes, além de fortalecer o sistema circulatório e regularizar a função intestinal. “Ela fornece folato, manganês e vitamina C, e é composta por uma infinidade de compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, ocupando uma posição de destaque no quesito detox”, explica a profissional.

Limão

Associar o limão no suco faz o efeito de limpeza do organismo ser potencializado. Isso porque ele é considerado um dos mais poderosos ingredientes detox. “O limão tem ação alcalinizante, muita vitamina C e é capaz de eliminar toxinas acumuladas, além de ajudar na digestão e na produção de bile”, sugere Tamara. Uma dica para potencializar o efeito detox é tomar 1 copo (200ml) de água com suco puro de 1/2 limão todos os dias em jejum.

Gengibre

É uma raiz detox devido à sua ação antioxidante e também por melhorar a produção de bile, o que ajuda o corpo a se livrar das toxinas. “Ele é constituído de compostos fenólicos (gingerol e chogaol) presentes no óleo essencial”, completa a especialista. E não para por aí: o gengibre é um ingrediente termogênico, ou seja, auxilia o corpo na queima de calorias armazenadas em forma de gordura.

Maçã

Com apenas 50 calorias em cada unidade, é uma fruta purificadora do organismo, ideal para incluir no suco detox. “Rica em pectina, o seu consumo contribui com a eliminação de resíduos pelos intestinos. Também é fonte de potássio e possui ação diurética, ajudando o sistema renal a se livrar de toxinas”, afirma Tamara. Além disso, a maçã possui ação anti-inflamatória e antioxidante, o que deixa o organismo ainda mais equilibrado e facilita o processo de desintoxicação.

Consultoria: Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular, do Rio de Janeiro

LEIA TAMBÉM