Melhore seu sono com 3 dicas infalíveis

Ter uma boa noite de sono é fundamental para descansar a mente e o corpo, garantindo bem-estar e qualidade de vida. Confira 3 dicas para dormir bem

mulher dormindo cama roupa branca
FOTO: Shutterstock

Sabe quando uma pessoa vai deitar e fica rolando de um lado para o outro da cama, sem conseguir dormir? Ou quando trabalha demais, deixando isso afetar o sono? Essas situações, quando ocorrem de maneira rotineira, podem causar exaustão, mau humor e até estresse. Por isso, conseguir ter uma boa noite de sono é fundamental para começar o dia relaxado e bem-disposto. “Uma boa noite de sono é um dos segredos para a longevidade, mas muitas pessoas têm dificuldade para consegui-la. Algumas pequenas mudanças podem fazer esse momento prazeroso e relaxante”, explica a nutróloga Alice Amaral. Então, confira 3 dicas para dormir melhor!

mulher pijama deitada cama ursinho pelucia sono

FOTO: Shutterstock

 

 

Horários definidos

Manter um horário regular para se deitar é uma ótima forma de conseguir descansar com mais facilidade. “Lembre-se de que cada hora dormida antes da meia-noite equivale a duas horas após, ou seja, o ser humano foi criado para dormir enquanto está escuro. Fisiologicamente, o sono antes desse horário é mais saudável”, conta a profissional.

mulher dormindo cama roupa branca

FOTO: Shutterstock

 

Ambiente ideal

Escurecer bastante o quarto é um hábito simples e bastante eficaz, pois é no escuro que a glândula pineal é ativada e consegue produzir melatonina, substância capaz de regular o sono. “Use cortinas com blackout para vedar a luz externa”, sugere a nutróloga. Além disso, utilizar a cama somente para dormir fará com que o cérebro sempre a associe ao sono. “Ao escolher um bom colchão e um bom travesseiro, que dão a sensação de conforto, o corpo consegue relaxar”, acrescenta Alice.

 

Alimentação controlada

Procure fazer a última refeição algumas horas antes de ir para a cama. Assim, a digestão estará completa no momento em que se deitar. Além disso, é fundamental consumir alimentos leves e fáceis de serem digeridos, uma vez que, durante o sono, o metabolismo desacelera, podendo aumentar o fluxo sanguíneo no estômago e gerar refluxo. É necessário evitar alguns alimentos, como café, bebidas alcoólicas, chocolate e açaí.

 

Consultoria Alice Amaral, nutróloga

 

LEIA TAMBÉM: