Melancia é rica em licopeno e em outros nutrientes. Veja quais são!

Fruta típica da época da primavera, a melancia é rica em licopeno e em diversos nutrientes. Veja quais partes consumir e aproveite!

A melancia é rica em licopeno e em nutrientes como o potássio e o cálcio
Por Edgard Vicentini - 08/03/2017

A melancia é rica em licopeno, um nutriente importante na prevenção do câncer. FOTO: iStock.com/Getty Images

A melancia é um excelente alimento para hidratação, já que possui cerca de 90% de água (o que acaba com o inchaço), e contém vitaminas e minerais que auxiliam no equilíbrio orgânico. Além disso, a melancia é rica em licopeno, um poderoso antioxidante estudado como auxílio da prevenção de alguns tipos de câncer, principalmente o de próstata. Mas você já pensou em aproveitar a fruta por inteiro? A gente mostra que é possível!

 

A melancia é rica em licopeno e em nutrientes como o potássio e o cálcio

A melancia é rica em licopeno, um nutriente importante na prevenção do câncer. FOTO: iStock.com/Getty Images

Não jogue fora!

Geralmente desprezadas, a casca e a entrecasca da melancia (parte branca) são ricas em nutrientes que turbinam a saúde. Elas possuem potássio, cálcio, sódio e citrulina, precursora da arginina, substância que ajuda na hidratação e no relaxamento do músculo dos vasos sanguíneos. Sua parte branca também é um poderoso hidratante. “Mas cuidado: pessoas que sofrem de hipotensão (ou pressão baixa) devem consumir essa parte com moderação”, alerta Aritiane Silva, nutricionista.

Pequenas aliadas

Suas sementes contêm ácidos graxos e licopeno (que proporciona a cor avermelhada da fruta), importante antioxidante. Segundo Aritiane Silva, o chá feito com a semente de melancia é indicado para quem sofre com problemas de  hipertensão e também é eficiente no combate à impotência sexual. “Por conter substâncias vasodilatadoras, facilita a  circulação  do sangue no organismo, além de afastar o indesejável problema da  retenção de líquidos”, explica.

Livre de bactérias e agrotóxicos

Para incrementar suas receitas com a casca de melancia, lembre-se de higienizála primeiramente usando uma escovinha e água. Coloque a melancia inteira em um recipiente com 1 litro de água e 1 colher (sopa) de água sanitária. Deixe por 15 a 20 minutos, esfregue com a escova e enxágue. Após, use-a sem medo!

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Aritiane Silva, Bárbara Rescalli Sanches e Isabel Andradem, nutricionistas

 

LEIA TAMBÉM: