Mel – o ouro natural da vida

O mel é um grande remédio natural, tanto para prevenir como para tratar algumas doenças. A prova disso é o seu uso medicinal. Confira mais sobre o assunto!

mel
Foto Istock.com/Getty Images

Ação bactericida, antisséptica, cicatrizante e revigorante fazem do mel um dos alimentos que têm mais propriedades terapêuticas. Com grande valor energético, é ideal para restabelecer as forças. O mel é doce, porém não provoca os malefícios de outros açúcares, como as cáries dentárias. Talvez por este fato seja usado em diversos produtos farmacêuticos e medicinais.

 

mel

Foto Istock.com/Getty Images

 

Os benefícios

Além de atenuar gripes, resfriados e tosses, ele auxilia no tratamento de doenças cardíacas, pulmonares, oftalmológicas e na recuperação de anemias. O mel contém açucares (glicose e frutose), vitaminas do complexo B, C, D e E, além de cálcio, magnésio, cobre, ferro, fósforo e potássio. Tem alto teor de antioxidantes (flavonóides e fenólicos) que eliminam as impurezas do organismo, prevenindo doenças oncológicas e retardando o envelhecimento. Além de tudo isso, possui  fibras solúveis, que regulam o intestino, facilitando a digestão.

Dicas: expectorante caseiro

Pique 2 talos de alho e junte 6 colheres (sopa) de mel e 1/2 litro de água. Durante 10 minutos cozinhe o alho na água. Espere ficar morno e coe. Tome 1 copo (200ml) pela manhã, em jejum, e outro à noite. Adicione 3 colheres (sopa) de mel a cada copo.

Leia também: