Meditar traz inúmeros benefícios para a saúde. Confira algumas dicas!
De controle da ansiedade ao fortalecimento do sistema imunológico, meditar possibilita benefícios ao organismo. Veja dicas para iniciar a prática
Compartilhe:
Por Redação Alto Astral
A cada dia, mais estudos comprovam as vantagens de meditar: “A meditação possibilita inúmeros benefícios. Podemos destacar os seguintes: redução do estresse e ansiedade; aumento da satisfação e melhor desempenho no ambiente de trabalho; diminuição da insônia e depressão; maior sensação de bem-estar e autoestima; estímulo da criatividade, inteligência e memória; fortalecimento dos sistemas nervoso e imunológico; redução da pressão arterial e de dores de cabeça; além da queda no consumo de tabaco, álcool e de drogas ilícitas”, lista Luciano Gomes dos Santos, especialista em parapsicologia e professor da Faculdade Arnaldo, em Belo Horizonte (MG).
Veja algumas dicas para aproveitar ao máximo esse momento:
PERSISTA! O ato de meditar não apresenta nenhum tipo de contraindicação. Só exige, no caso dos iniciantes, uma certa paciência até o ponto de se tornar um hábito. “No início, é muito difícil esvaziar a mente. O importante é não lutar contra ela. Observe os pensamentos e deixe-os passar. Eles vão se espaçando mais a cada prática. Aproveite estes instantes de vazio, mesmo que sejam frações”, aconselha Bianca Loster, professora de ioga (atividade diretamente ligada à meditação).
1 | 5
“O importante é entender que a meditação não é a técnica em si, mas o silenciamento que ocorre depois. Pode ser que, no início, você durma, que a cabeça fique à mil, que o corpo comece a doer ou a coçar... O que vale é a persistência e a disciplina, para depois colher os verdadeiros benefícios. É difícil explicar o que se sente no estado meditativo. É algo que tem de ser sentido”, esclarece Bianca. Para os ansiosos, que costumam esperar resultados imediatos, aí vai mais um motivo para aprender a esperar a hora certa de cada coisa.
2 | 5
HORA DE RELAXAR. Para quem está disposto a pesquisar sobre o assunto, existem diferentes técnicas para meditar – há, inclusive, a meditação guiada, em que a voz de alguém e a música de fundo ajudam a atingir esse estado mental diferenciado. Algumas dicas bem-vindas são:
3 | 5
Postura: não é necessário manter a posição de lótus, sentado no chão com as pernas cruzadas e as mãos sobre os joelhos. Quem preferir pode sentar-se de forma ereta em uma cadeira, com os pés no chão e as mãos no colo. Respiração: deve ser profunda e em ritmo mais lento.
4 | 5
Local: precisa ser aconchegante e calmo, evitando ao máximo as distrações. Roupas: prefira as mais leves, pois a ideia é permanecer confortável. Acessórios: um colchonete auxilia quem não deseja sentar-se diretamente no chão. Um aparelho de som permite ouvir músicas próprias para meditação. Duração: quem for iniciante não precisa forçar a barra. Comece com sessões de 10 a 30 minutos e vá aumentando o tempo aos poucos.