Matoaka: quem era a verdadeira Pocahontas?

Já imaginou sua vida como roteiro para um filme? Por trás de alguns clássicos das animações no cinema, estão histórias reais, como é o caso de Pocahontas

índia pocahontas no filme com o cabelo esvoaçante
FOTO: Reprodução/Walt Disney

Já imaginou sua vida como roteiro para um filme? Por trás de alguns clássicos das animações do cinema estão histórias reais, como é o caso de Matoaka.

gif da índia pocahontas com os cabelos esvoaçantes

FOTO: Reprodução/Walt Disney

Quem vê a mulher de belos cabelos negros esvoaçantes não imagina que essa índia existiu – mas, com uma versão diferente do que nos foi apresentado em 1995 pelos estúdios Walt Disney.

Qual a origem da Pocahontas?

Na história real de Matoaka – seu verdadeiro nome – ela é uma menina de apenas 11 anos, filha do chefe da tribo Powhatan. Nasceu em 1595 e recebeu do pai o apelido de Pocahontas que, dentre tantas traduções e significados, tem o de “criança mimada” como o mais conhecido.

Assim como na versão cinematográfica, John Smith e John Rolfe estiveram presentes na vida da índia. Além disso, ao contrário do que acontece nas telas, Pocahontas e John Smith nunca tiveram um relacionamento amoroso.

O colono foi uma espécie de tutor que ensinou a ela a língua e os costumes ingleses. Foi com John Rolfe que, mais tarde, a jovem se casou, depois de passar um período como prisioneira dos ingleses. Conta-se que a índia adoeceu (não se sabe ao certo se de varíola, tuberculose ou pneumonia) e veio a falecer aos 22 anos.

SAIBA MAIS

Mulan: conheça a verdadeira história da guerreira

A verdadeira história de João e o pé de feijão

Texto: Ana Beatriz Garcia Edição: Nathália Piccoli