Maquiagem metalizada: um guia à prova de erros para quem quer apostar na tendência

A maquiagem metalizada era febre há alguns anos e voltou com tudo agora. Saiba quais os tons ideais para você e abuse desse visual!

mulher loira com batom metalizado dourado
Foto: iStock.com/Getty Images

Assim como as roupas e acessórios, as tendências de maquiagem se reciclam, e o que era febre há anos pode voltar com tudo depois de algum tempo. Foi isso o que aconteceu com as cores metalizadas de sombras e batons, que atualmente ganham destaque nas passarelas de todo o mundo. Veja algumas dicas das maquiadoras Camila Adi e Gisele Santos e entre na onda da maquiagem metalizada você também!

mulher com sombra metalizada

Foto: iStock.com/Getty Images

Brilho na medida

O maior receio das mulheres na hora de investir na maquiagem metalizada é exagerar nas cores e combinações. Para usar e abusar do brilho sem medo, alguns truques fazem toda a diferença: segundo Gisele, os batons metalizados cobre ou marrom são curingas e podem ser usados em qualquer tom de pele, em qualquer hora do dia. Outros tons, como dourado e rosado, também ficam lindos e são mais fáceis na hora de combinar com outras cores do make. “Eles podem ser usados tanto de dia quanto à noite. Para não errar, aposte em pontos específicos do olho, como centro da pálpebra, canto interno ou um delineado”, indica Camila.

Maquiagem metalizada: os queridinhos

Algumas cores, por serem versáteis e fáceis de combinar, estão presentes na maioria das necessaires de mulheres apaixonadas por brilho na maquiagem. Confira quais são e escolha as que mais combinam com você:

Prata

Vai bem em qualquer maquiagem e pode ser usada por todas, desde que da maneira correta. “Esse tom combina mais com mulheres morenas e asiáticas, pois ajuda a ‘acender’ o tom da pele, além de deixar o visual mais harmônico”, explica Gisele.

Dourado

Apesar de versátil, o dourado é uma escolha ideal para mulheres negras que desejam um visual cheio de luminosidade. “Esse tom de pele é quente e já possui um brilho natural, o que potencializa o glamour do dourado na maquiagem”, indica Gisele.

Cobre

Em peles claras, pode deixar a maquiagem mais bonita e chamativa. “O cobre, em peles claras, tem uma pegada mais marcada, os olhos ficam dramáticos e chamam a atenção”, pontua Camila. Mas é claro que qualquer uma pode apostar nessa cor também!

mulher loira com batom metalizado dourado

Foto: iStock.com/Getty Images

Mixes que funcionam

Quer experimentar os tons metalizados no make mas prefere um look discreto? Algumas combinações possibilitam isso! Se optar pelo brilho na boca, experimente aplicar um batom mate embaixo do metalizado para conseguir um resultado menos chamativo. “A sombra metalizada pode servir para dar toques de iluminação no canto interno ou externo dos olhos, combinada com uma sombra opaca”, comenta Gisele. O ideal, nesse caso, é optar por um ou outro.

Consultoria: Camila Adi e Gisele Santos, maquiadoras

LEIA TAMBÉM