Maquiagem básica: 5 tipos diferentes para arrasar no dia a dia

5 maneiras de arrasar com makes básicas para o dia a dia

Aprenda um passo a passo de cuidados com a pele e formas diferentes de criar um visual simples

maquiagem básica
Foto: Reprodução/Pinterest

Para a maquiagem básica ficar perfeita é necessário conhecer algumas técnicas simples de como preparar pele e olhos. Afinal, mesmo aquelas de dia a dia, que são mais naturais, precisam ser planejadas para ganhar esse resultado.

Pensando nisso, nós preparamos um pequeno tutorial de como preparar cada parte do rosto para, então, descobrir algumas formas de inovar e fugir do convencional com uma make prática, que pode ser finalizada em poucos minutos.

O que é necessário para minha maquiagem básica?

Hidratante

Não é estritamente necessário manter esse passo em sua rotina de maquiagem, no entanto, com certeza sua pele ficará mais saudável (e seus poros irão agradecer!). Com o hidratante, a cútis ganha vida e o acabamento final costuma ficar bonito e natural. Mesmo assim, atenção: sempre procure opções ideais para o seu tipo de pele.

Protetor solar

O protetor solar é essencial para defender a cútis contra os raios ultravioletas e seu uso contínuo contribui para o não aparecimento de manchas e sinais de idade no futuro. Por isso, apesar do cansaço da rotina, pense duas vezes antes de ignorar esta etapa, viu?! Vale ressalta que é sempre bom investir em opções de filtros para o rosto e avaliar qual é o melhor para o seu tipo de pele.

Corretivo

Para corrigir aquelas “imperfeições” mais aparentes, nós usamos o corretivo. Normalmente é “desenhado” um pequeno triângulo abaixo dos olhos (na região das olheiras), com produto. Feito isso, basta espalhar o conteúdo vagarosamente sem puxar de um lado para o outro. Para facilitar o processo, você pode utilizar seu dedo anelar. O corretivo também ajuda a cobrir espinhas e pequenas manchas.

Base ou BB cream

Hoje em dia, muitas pessoas estão pulando esta etapa para dar à maquiagem básica um efeito mais natural. Todavia, para quem busca uniformizar a pele e suavizar as marcas de expressão, a base em líquido, creme ou bastão pode ser uma alternativa bastante eficaz. Para aplicá-la é simples: utilize uma esponja, dedos ou um pincel para espalhar o líquido, sempre prestando atenção se nenhuma região está sobrecarregada.

Uma dica: nós indicamos a esponja para fazer essa etapa, já que com pequenas e contínuas “batidinhas” é possível arrastar a base por toda a cútis sem desfalcar outras regiões. Além disso, teste os tons para garantir que o aspecto final ficará natural.

Blush

O blush é normalmente encontrado em tons de vermelho, rosa e marrom e é aplicado nas maçãs do rosto (sem exagerar) para dar um toque a mais na aparência, dando aquele aspecto de saudável. Acabou o blush? Você pode espalhar um pouquinho de batom vermelho (bem pouco mesmo!) para reavivar a região das bochechas.

Lápis e delineador

Ideais para quem busca fugir do básico e caprichar um pouco mais na make do dia a dia! Eles podem ser usados tanto nas pálpebras – para fazer o clássico delineado de gatinho -, abaixo da linha dos cílios inferiores (normalmente em suas versões coloridas) e também acima da linha dos cílios inferiores. Esta última técnica é utilizada para abrir o olhar (lápis branco) ou para fechar (lápis preto).

Rímel (máscara de cílios)

Além de valorizar o comprimento e o volume dos cílios, o rímel é uma ótima maneira de dar um up no olhar e na aparência, sem precisar de muitos outros produtos naquele dia de bastante correria. Quer uma maquiagem bem básica? Dispense o delineado e a base, aplicando somente o resto e a máscara de cílios!

Batom e/ou gloss

Para finalizar, você pode aplicar um batom ou um gloss, dependendo do que pede a ocasião para qual está montando o seu visual. Abaixo nós vamos ensinar como criar uma make simples utilizando o gloss como aliado!

Observação: não é sempre que você precisará de todos esses itens, mas pode ser que eles sejam necessários para alguns tipos de makes específicos!

Fugindo do comum

Agora que você já sabe como preparar cada parte do rosto, nós vamos te ensinar a utilizar essas técnicas para formar resultados diferentes e sair daquele make comum que todo mundo faz no dia a dia (e já estamos cansadas de ver!). Bora dar um up no visual e na autoestima?

Sombra marrom 

maquiagem básica

Foto: Reprodução/Pinterest

Nesta make você escolha se deseja preparar ou não a pele com a base. Uma dica para criar um resultado final um pouco mais natural é investir apenas no corretivo e partir para a região dos olhos. Com o dedo ou com um pincel, aplique um pouco de sombra marrom (de preferência algum tom que se relacione com a cor de sua cútis, tanto para o claro em peles negras, tanto para o escuro em peles brancas). O ideal aqui é causar um efeito nada artificial e muito elegante.

Delineado clássico

maquiagem básica

Foto: Reprodução/Pinterest

Após preparar a pele, invista no delineado sem medo. Uma dica para conseguir fazer com mais rapidez e sem errar é treinar bastante. Conforme for pegando a prática, ficará mais simples de fazer. Para aquelas que têm mais dificuldade, uma opção é utilizar fitas adesivas para marcar o contorno, garantindo que ele ficará retinho.

Monocromático

Foto: Reprodução/Pinterest

Aplicando a sombra da mesma forma que a marrom, citada acima, invista em tons mais vibrantes. Caso realmente queira ousar e tentar algo diferentes, você também pode apostar em tons neon. Utilizando a mesma paleta de cores dos olhos, passe um batom ou gloss de pigmentação parecida nos lábios. Você pode utilizar manteiga de cacau misturada com um pouco da própria sombra para criar seu gloss!

Gloss

Foto: Reprodução/Pinterest

Falando em gloss, ele pode ser peça-chave em sua maquiagem básica. Opte por preparar o rosto com base e corretivo (ou nem mesmo isso), e está pronta, sem precisar de muitos outros itens. Você pode combiná-lo com uma camada de rímel nos olhos também e um blush nas bochechas.

Fresh cheeks 

maquiagem básica

Foto: Reprodução/Pinterest

Funcionando com uma névoa suave de cor que vai desde as pálpebras até as bochechas de forma contínua e gradativa, a maquiagem básica dá brilho natural ao rosto de forma leve e jovial. Aplique a sombra neutra por toda a região e vá cumprir seus compromissos, mesmo que seja para ficar em casa.

Leia também: