Viajando de avião: confira dicas de etiqueta para viajar com estilo

Conhecer a etiqueta e dicas de comportamento para viagens de avião pode ser muito importante para tornar a viagem mais prática e agradável.

Por Vinicius Galico - 04/08/2017
Avião sobrevoando o mar durante o pôr-do-sol

(Foto: iStocky / Getty Images)

Quem não gosta de viajar? Visitar lugares paradisíacos, degustar comidas típicas, conhecer a história do local desconhecido… o passeio será mais agradável quanto mais afinado você estiver com as regras de etiqueta que facilitam a comunicação e o respeito entre pessoas de culturas diferentes. Desde o motorista do ônibus, o garçom do restaurante, o atendente do hotel, aquele que está à sua frente na fila do museu e o outro que se senta ao seu lado no avião. Toda viagem é feita de relações pessoais constantes.

Para melhorar essas relações, a consultora de etiqueta do Senac Minas e autora do blog Elegante Sempre Janaina Depiné dá dicas de comportamento em viagens. Desde as viagens de avião até os trajetos feitos de ônibus. “A etiqueta é a ética do dia a dia, das pequenas atitudes. É se preocupar e pensar no bem estar do outro. É não ter uma visão egocêntrica do mundo”, afirma Janaina. Confira algumas dicas em nossa galeria.

 

LEIA TAMBÉM