Truques e receitas caseiras para manter a pele do corpo hidratada

Saiba como criar e preservar uma rotina saudável de cuidados com a cútis

manter a pele hidratada
Foto: Shutterstock

Possuir uma rotina de higiene e de cuidados corporais é essencial para a saúde do organismo e, também, para uma autoestima elevada. Investir em produtos de qualidade e alguns cuidados básicos podem ser uma forma de manter a pele hidratada e livre dos problemas causados por agentes externos, como o Sol e as mudanças bruscas de temperatura, por exemplo. Para ajudar nessa tarefa, nós separamos algumas dicas para serem aplicadas no dia a dia e com efeitos visíveis.

Guia completo para manter a pele hidratada em qualquer ocasião

Descubra qual é o seu tipo de pele

O primeiro passo sempre é entender qual é o seu perfil de pele para assim não apostar em nenhum produto inadequado e piorar ainda mais a situação da cútis, além de evitar gastar dinheiro à toa.

Pele seca – caracterizada pela constante falta de hidratação, por vezes também apresenta descamação e rachaduras. Este tipo também é mais suscetível a rugas e marcas de expressão,  fazendo com que manter a pele hidratada seja uma necessidade ainda maior na rotina.

Pele oleosa – Normalmente produz mais sebo, o que pode acarretar em acne e brilho. O importante para ela é investir em hidratantes sem óleo, sabonetes de limpeza intensa e maquiagens específicas para que o quadro não se agrave.

Pele mista – É como uma mistura das duas primeiras. Algumas partes são mais oleosas, enquanto outras regiões são excessivamente ressecadas.

Higienize sempre

Assim como o rosto, o restante do corpo também requer cuidado na hora da higienização. Invista em sabonetes que possuam hidratantes – para evitar o ressecamento precoce- , que não agridam a pele, mas que sejam também de limpeza profunda.

Esfoliação

Além de ser ótima para quem possui pele oleosa, também é um método eficaz de remover as células mortas, incentivando a renovação celular e a produção de colágeno. Além disso, a esfoliação também é ideal para quem sofre com problemas de pelos encravados por conta da depilação.

No entanto, é necessária muita atenção para não repetir o procedimento mais do que duas vezes por semana, além de não ser recomendável para as peles secas. Quer uma dica especial? Prepare a cútis, logo pela manhã, para se expor aos agentes externos.

O “dry brushing”, por exemplo, é uma esfoliação corporal mais leve, feita com uma escova de banho, antes de entrar no chuveiro e em contato com a água. Outra ideia bem natural e barata é fazer um preparo caseiro.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de açúcar granulado
  • 1/2 colher de chá de mel
  • Suco de meio limão fresco

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes num recipiente, até que fique uma mistura homogênea. Em seguida, aplique o esfoliante e massageie de 3 a 5 minutos. Mantenha a fórmula sobre a pele por 10 minutos e depois lave bem a região.

Ilustração de duas meninas fazendo skincare

Ilustração: iStock

Protetor solar

É preciso muito cuidado com os raios ultravioleta emitidos pelo Sol. Em quadros de muita exposição, eles são capazes de danificar o código genético das células, causando o câncer de pele, por exemplo. Em situações menos graves, porém bastante incômodas para as mais vaidosas, a radiação solar agride a pele do rosto e do corpo, acelerando o processo de envelhecimento e o aparecimento de manchas.

E não se engane achando que não é preciso passar protetor solar em casa. As luzes artificiais do computador, do celular e, até mesmo, das lâmpadas também apresentam riscos à cútis. Ou seja, após o banho, coloque um pouco do produto em sua mão e massageie as regiões mais expostas.

Hidratar diariamente

Há quem pense que peles oleosas não precisam de hidratação, mas isso não passa de um mito! O método é essencial para a proteção da pele e é indicado para todos os tipos. Para isso, procure opções de hidratantes com diferentes composições específicas para cada condição.

Além disso, o momento ideal para aplicar o produto é após o banho, à noite quando possui uma capacidade maior de absorção e com o corpo ainda levemente molhado. A seguir, você pode conferir uma receita de hidratante caseiro para usar e abusar:

Ingredientes

  • 1 xícara de coco ralado
  • ​1 colher de aveia
  • 1 copo de leite morno

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme homogêneo e passe em todas as áreas em que a pele esteja bastante seca. Deixe agir por 15 minutos e enxague a seguir com água corrente.

Leia também: