7 dicas para manter as unhas saudáveis em casa

Porque conservá-las fortes e bem tratadas demonstram amor-próprio

manicure em casa equipamentos
Foto: THINKSTOCK

Você tem o hábito de cuidar das unhas toda semana? Ou deixa elas sempre com esmalte e só retira para passar outra cor? Saiba que esta rotina pode causar algumas complicações, deixando-as com descamações, e, até mesmo, quebradiças e enfraquecidas. Se o problema for dinheiro ou tempo, alguns truques de manicure em casa podem te ajudar.

“As unhas, assim como o cabelo e outras partes do nosso corpo, precisam de alguns cuidados simples para mantermos a saúde. É necessário deixar que elas ‘respirem’ de vez em quando, cortando-as na medida certa, passando uma base fortificante ou, apenas, alimentando-se melhor”, explica Luzia Costa, especialista em estética e fundadora da Sóbrancelhas.

Ou seja, mesmo que você não tenha experiência, conhecimento ou equipamentos adequados, conversar a higienização das unhas não é uma tarefa tão complicada. A seguir, confira um passo a passo com truques e orientações para conquistar o efeito de salão no conforto do seu lar.

Conheça as técnicas de manicure em casa

1. Retire o esmalte

De princípio, caso as suas unhas estejam pintadas, é importante você tirar o esmalte sem que fique resquícios nos cantinhos. Utilize um palito próprio com algodão. Escolha o removedor sem acetona em sua composição. Após retirar, lave as unhas em água morna.

2. Lixe as unhas

Deixe-as com aspecto natural, retirando as pontinhas que podem ter surgido. O ideal é o formato arredondado, para que não tenha o risco de enganchar em algo ou torná-la quebradiça. “Lixar não só no sentido horizontal, mas também no vertical, ajuda a deixá-las mais bonitas”, elucida a profissional.

3. Esfolie suas mãos

Neste passo, é necessário utilizar um esfoliante próprio para as mãos. Ou você mesma pode fazer um caseiro. Aplique e espalhe nas duas mãos, massageando-as. Retire o excesso com uma toalha ou com água morna novamente. Não esqueça de passar suavemente entre os dedos e na região das unhas.

Receita de esfoliante com açúcar e sal

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa (13 g) de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa (42,5 g) de mel puro
  • ¼ xícara (59 g) de sal
  • ¼ xícara (55 g) de açúcar
  • 1 colher de sopa (15 ml) de suco de limão

Modo de preparo:

Coloque 1 colher de sopa de óleo de coco e 2 colheres de sopa de mel puro em um pote médio. Mexa bem os ingredientes com uma colher. Use outro pote para misturar ¼ xícara (59 g) de sal, ¼ xícara (55 g) de açúcar e 1 colher de sopa de suco de limão. Mexa bem até os produtos ficarem com uma textura farinhenta. Acrescente a mistura de sal à de mel. Mexa tudo com uma colher até formar uma pasta. Transfira os produtos para um recipiente de vidro.

Foto: Pexels/Moose Photos

4. Hidrate as cutículas

Este passo, embora seja muito importante, por vezes é esquecido na correria do dia a dia. No Brasil, tem-se o costume de retirá-las, pois são “antiestéticas”. O problema é que as cutículas existem para proteger nossas unhas de fungos e bactérias. Ao removê-las, estamos deixando nosso organismo mais suscetível à entrada desses microrganismos.

Por isso que hidratar as cutículas auxilia a saúde das unhas, deixando-as mais fortes e resistentes. O ideal é utilizar um produto específico para a região, mas, caso não o tenha, existe uma fórmula simples e caseira para fazer.

Receita de máscara para cutícula 

Ingredientes:

  • Farelo de aveia
  • Leite integral

Modo de preparo:

Em uma tigela pequena, misture um pouco de farelo de aveia e leite integral frio até formar uma pasta. Deixe repousar durante 10 minutos e depois está pronta para usar. Antes de aplicar, lave bem as mãos e passe suavemente pelas unhas. Deixe agir por 20 minutos. Enxágue-as, não deixando qualquer resquício. Passe um hidratante para finalizar essa etapa da manicure em casa.

5. Aplique uma base

Após a hidratação, passe nas unhas uma base fortalecedora para deixa-las resistentes, e evitar descamações e lascas. É esse produto que irá proteger a região e deixá-la mais viva. Passe uma camada, retire os excessos nos cantos com palito e algodão e deixe secar.

Caso perceba que as suas unhas continuam fracas uma sugestão é usar o óleo de cravo, um grande aliado das manicures. “Além de tonificar, ele ainda ajuda a eliminar aquelas manchas branquinhas que aparecem de vez em quando”, complementa Luzia.

6. Proteja suas mãos

Após realizar o passo a passo, lembre-se de sempre proteger suas mãos com luvas ao realizar atividades domésticas, e até mesmo quando for utilizar produtos de limpeza, assim você manterá a hidratação evitando o ressecamento.

7. Mantenha a higiene dos materiais

Mesmo que seja feito o trabalho de manicure em casa, os itens devem ser higienizados para evitar infecções ou até mesmo doenças. Portanto, para esterilizar seus alicates, a especialista explica que fervê-los não é suficiente. “O ideal é passar um pouco de álcool e limpá-los com um pano seco também”, diz Luzia.

Leia também: