Veja como o mamão atua contra prisão de ventre e traz outros benefícios para a saúde!

É bom para a pele, para os olhos e, além de tudo isso, é bom para digestão. Descubra os principais benefícios do mamão contra prisão de ventre!

Por Michele Custódio - 11/07/2019

Foto: Shutterstock

Inúmeras são as vantagens que o consumo regular de mamão pode oferecer à saúde. No entanto, as principais são a aceleração da cicatrização, regularização do funcionamento do intestino e combate à indigestão. Os méritos se devem especialmente a duas substâncias presentes na fruta: a papaína e o betacaroteno. “O mamão contém papaína, enzima que facilita a digestão e, quando consumido em jejum, é eficaz contra o diabetes. O mamão ajuda a tratar doenças respiratórias, calos, feridas, prisão de ventre, problemas digestivos, anemia, verminoses e verruga”, explica a nutricionista Daniela Jobst. Conheça os benefícios do mamão contra prisão de ventre e tantas outras doenças!

1. Vitamina A

Quando ingerido, o betacaroteno (substância que dá o tom alaranjado ao mamão e a outros alimentos como a cenoura) se transforma em vitamina A, fundamental para combater doenças de pele, queda de cabelo e na prevenção da cegueira.

2. Bronzeado

Se você está programando um final de semana na praia ou à beira de uma piscina, também pode usufruir do mamão para ganhar um bronzeado bonito e uniforme, graças a ação do betacaroteno. Tanto é verdade que essa substância é anunciada em comerciais de bronzeadores!

3.  Problemas gastrointestinais

Outra substância importante para a saúde, e encontrada no mamão, é a papaína, enzima que atua na digestão de proteínas, diminuindo a incidência de problemas gastrointestinais. Os benefícios desta substância podem ser conseguidos com a simples ingestão da fruta.

Mas se mesmo com o consumo regular a digestão estiver atrapalhando sua vida, deixe secar uma folha do mamoeiro. Em seguida, ferva uma xícara (chá) de água com uma colher (sopa) de folha seca de mamoeiro. Espere amornar, coe, adoce com mel a gosto e tome.

Veja como o mamão atua contra prisão de ventre e traz outros benefícios para a saúde!

Foto: Pixabay

4.  Indústria Têxtil

A papaína também é utilizada na indústria têxtil (para amaciar as fibras da roupas), em compostos farmacêuticos (para fazer gazes que agilizam a cicatrização) e até em produtos odontológicos (no tratamento de lesões ocasionadas por cáries).

5. Mamão contra prisão de ventre!

“O mamão foi consagrado pela sabedoria popular como um santo remédio para prisão de ventre”, comenta a nutricionista Daniela Jobst. E não é para menos. Ótima fonte de fibras, o mamão facilita a formação do bolo fecal e seu trânsito no intestino.

Na hora da compra

Verifique se o mamão não tem picadas de insetos, rachaduras na casca ou buracos, pois estes são indicativos de que a fruta pode não estar adequada para o consumo. A casca deve estar firme, mas manchas são normais e não alteram as propriedades do mamão. Sabe aquele antigo hábito de riscar o mamão para amadurecer mais rápido? Não faça isso, pois o leite (ou látex) que escorre contém nutrientes importantes.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Daniela Jobst, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM: