Mal-humorada demais? Veja como melhorar o humor!

Mau humor pode ser um alerta de que algo está errado. Veja atividades e comportamentos indicados para reverter o ânimo e ficar de bom humor

mulher brava no inferno astral
FOTO: iStock.com/Getty Images

Assim como uma febre, o mau humor pode ser um sinal de alerta de que alguma coisa não está bem. Apesar de alguns estudos mostrarem que o aborrecimento pode beneficiar as pessoas tornando-as mais racionais e otimistas, o psicólogo Armando Brito ressalta que, “a longo prazo, pode levá-las à desmotivação, conflitos interpessoais e sintomas depressivos”.

Mal-humorada demais? Veja como melhorar o humor!

FOTO: iStock.com/Getty Images

É possível utilizar aquela sensação ruim de raiva com tudo e todos para analisar a situação e melhorar as atitudes. Pode até parecer uma frase clichê, mas a verdade é que o mau humor constante pode ser um sinal de que é preciso ver o mundo com outros olhos.

Ao combate

Atividades como ioga, uma simples caminhada, dar-se ao luxo de uma massagem e a própria meditação são saídas em busca do bom humor. Além disso, a organização no dia a dia também é fundamental para a luta contra a irritabilidade, segundo o psicanalista Paulo Paiva “tentar se planejar com horários e fazer suas refeições a cada três horas (uma das atitudes que podem gerar o mau humor é não se alimentar em horários corretos) podem contribuir nessa batalha”. Mas, caso os sintomas persistam ou se agravem a ponto de prejudicar a vida social, um acompanhamento médico é recomendado.

Para finalizar, Armando Brito dá um conselho importante: “O ‘exercício da gratidão’ é uma das maneiras de promover o bem-estar e as emoções positivas no dia a dia”.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Armando Brito, psicólogo da Beneficência Portuguesa, em São Paulo (SP); Danielle dos Santos, nutricionista; Patrícia Bertoni, nutricionista; Paulo Paiva, psicanalista.

Texto e entrevistas: Giovane Rocha / Colaborador – Edição: Augusto Biason / Colaborador