Maçã: 5 bons motivos para incluir a fruta no cardápio

Ela é a queridinha de médicos e nutricionistas. Mas qual a razão de tamanho sucesso? Os benefícios que a fruta traz à saúde. Confira!

menina segurando duas maçãs
Foto iStock.com/Getty Images

Originária de países de clima frio do sudeste europeu e asiático, a maçã ganhou seu espaço e se adaptou ao clima brasileiro, principalmente da região Sul do país. Mas qual a razão de tamanho sucesso? Ele certamente vai além do seu gostinho adocicado. Está nos benefícios que a fruta traz à saúde. Confira!

menina segurando duas maçãs

Foto iStock.com/Getty Images

1 – Xô, radicais livres!

Eles aceleram o envelhecimento das células e podem desencadear doenças como o câncer. No entanto, sua formação no organismo acontece a partir do metabolismo das células, um procedimento normal. Os radicais livres são preocupantes quando estão em quantidade exagerada, podendo comprometer algumas funções do organismo. Para barrar essa produção acelerada, entram em cena os alimentos antioxidantes: entre eles a maçã.

2 – Melhora o funcionamento do intestino

Ela possui em sua composição uma fibra solúvel chamada pectina. Ela é responsável por facilitar o trânsito intestinal, já que aumenta o volume do bolo fecal e estimula a sua eliminação. Porém, para isso, é também preciso ingerir diariamente uma boa quantidade de água, caso contrário o efeito é inverso.

3 – Protege o coração

Ela protege o coração ao reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) no sangue. Sem falar na boa quantidade de potássio presente na maçã, determinante para que a pressão arterial se mantenha nos níveis ideais. Livre de colesterol nas artérias e com a pressão arterial controlada, o coração trabalha melhor.

Leia também:

4 – Melhora a respiração

Os nutrientes da maçã reduzem inflamações que acometem os brônquios. A fruta é recomendada para quem sofre com problemas respiratórios, em especial a asma. Além disso, com o consumo regular da fruta, o organismo se torna mais resistente às alergias, grandes responsáveis pelas crises de asma.

5 – Prevenção ao câncer

Com grandes quantidades de antioxidantes, a fruta atua como uma verdadeira barreira contra doenças, entre elas o câncer. Já as fibras solúveis, que estimulam o trabalho do intestino, também agem contra os tumores, já que eliminam impurezas com potencial para desencadeá-los.

calendário com épocas da maçã

Imagem Editora Alto Astral