10 livros incríveis para os papais de primeira viagem

Opções para se sentirem mais seguros e tirarem dúvidas sobre a gestação, parto e desenvolvimento

livros sobre maternidade
Foto: Reprodução

Papais de primeira viagem, sabemos que ansiedade e o medo são grandes! Como cuidar? Como lidar com os meses pós-parto? Entre tantas perguntas, a gente só queria mesmo que os bebês nascessem junto com um manual de instruções, né? Pensando nisso, separamos 9 livros sobre maternidade que valem a leitura durante a gravidez.

Além de serem superleves e funcionarem como forma de entretenimento durante o período, também trazem diversos ensinamentos que ajudam a sentirem-se mais preparados para os próximos passos e desafios que só quem é mãe (ou pai) consegue entender. Prontos para mergulharem em cada uma dessas obras?

Livros sobre maternidade indispensáveis para ler e reler

Origens mágicas, vidas encantadas – Deepak Chopra

Escrito por Deepak Chopra, um médico indiano que estuda métodos medicinais alternativos, o livro traz reflexões sobre a gravidez e sobre a união do corpo e da mente durante os nove meses de gestação. Além disso, o profissional ainda recomenda exercícios que podem ajudar a aumentar o vínculo entre mãe e bebê e maneiras de trazer o pai para dentro de todo o processo.

O livro da maternidade – Thelma de Oliveira

O livro, que é um sucesso de vendas, aborda diferentes formas de cuidados que os pais devem ter com os filhos tanto durante o período da gravidez, quanto após o nascimento e o desenvolvimento da infância. Sua segunda versão ainda conta com imagens que ilustram um pouco de como é essa trajetória de aprendizado.

Quando o Corpo Consente – Thérèse Bertherat, Marie Bertherat, Paule Brung

Publicada em 1996, a obra é um clássico escrito por Thérèse Bertherat, sua filha Marie Bertherat (enquanto estava grávida, e Paule Brung, uma parteira com mais de quarenta anos de experiência. Durante a narrativa, as três mulheres contam sobre as mudanças e forças que permeiam o corpo de uma mulher grávida, contribuindo para que as leitoras consigam aproveitar e contemplar cada uma das sensações que passam pelo corpo durante este momento.

Minha Gravidez e Meu Bebê – Dr. Mariano Tamura, Dr. Luiz Vicente Ribeiro

No livro, doutores e especialistas nas áreas de obstetrícia e pediatria, explicam uma série de informações sobre todos os cuidados básicos que é preciso ter nesse momento da gestação e durante os primeiros anos de vida do bebê. A obra é dividida em duas partes e mostra também algumas formas de aproveitar o próprio tempo sem imergir a todo instante na vida da criança.

Bela maternidade – Bela Gil

Bela Gil, que é conhecida por seus livros de culinária, resolveu também escrever sobre sua experiência de maternidade na obra. No livro, ela aborda temas como a expectativa pelo parto, os dilemas da amamentação e os cuidados com o bebê e consigo mesma.

Palmas para António: Como o autismo do meu filho ampliou meu mundo – Lana Bitu

A jornalista Lana Bitu pensava que duas décadas dedicando-se a produzir conteúdo de comportamento feminino nas várias redações por onde passou a haviam ensinado a se comunicar bem. Mal sabia que sua capacidade de ouvir, entender e traduzir o mundo seria revolucionada por um filho que até os 5 anos não falava e pouco escutava. Um aprendizado diário, desafiador e árduo, mas repleto de amor e humor, que António e ela compartilham com Miguel (o caçula) e Paulo (pai da dupla, parceiro da autora).

Para educar crianças feministas – Chimamanda Ngozi Adichie

No livro sobre maternidade, Chimamanda aponta como algumas escolhas que são feitas pelos pais sobre aquilo que apresentarão aos filhos, como brinquedos, por exemplo, são fundamentais para a formação de suas identidades. A autora incentiva as mulheres a desprenderem-se dos velhos mitos e hábitos para criar vozes poderosas nas próximas gerações.

O Diário de Bordo do Parto – Luciana Herrero

Neste guia, o objetivo é mostrar para os pais tudo aquilo que eles precisam saber sobre o nascimento do bebê. O melhor dele é que, além de possuir diversos ensinamentos, a linguagem utilizada é bastante simples, o que facilita na hora de aplicar os conceitos e a desmistificar alguns momentos da gravidez e temas que a permeiam, como a violência obstétrica, por exemplo. A obra ainda conta com depoimentos de dezenas de mulheres sobre seus partos.

Marinheira de Primeira – Olivia Bernardes

A obra é escrita pela pedagoga e criadora do curso Marinheira de primeira, Olivia Bernardes, e tem o objetivo de educar as futuras mamães e papais sobre esse momento tão intenso por meio de uma linguagem simples e direta. Diferente de outros livros sobre maternidade, este funciona como um manual para quem está passando por isso pela primeira vez e mostra como lidar com momentos como o enxoval e a retomada da vida sexual.

Dia a dia do bebê – Ilone Bendefy

Escrito pela pediatra Ilone Bendefy, que integra a Royal College of Physicians, na Inglaterra, o livro fala sobre o primeiro ano de vida do bebê e faz um panorama sobre como se dá esse desenvolvimento tão intenso e gradual, desde os exames até o desmame.

Leia também: