9 livros para relembrar a época da escola

Mate a saudade do tempo de estudante com estas histórias de aventura, suspense e aprendizados

livros para matar a saudade da escola
Foto: Reprodução

Para a maioria das pessoas, a época de estudante é uma fase muito marcante na vida. É nela em que conhecemos os nossos melhores amigos, temos o primeiro amor e aprendemos mais sobre a vida e sobre nós mesmos. E se você sente falta desses dias, nada melhor do que ler alguns livros para matar a saudade da escola, não é mesmo?

Não importa se ainda é adolescente ou se terminou o colegial faz muito anos, essas histórias vão te fazer viajar no tempo e se encantar pelos personagens. Com romance, aventuras e muita diversão, estes títulos são perfeitos para ler, relaxar e se divertir.

Livros para matar a saudade da escola

1. Tudo vai dar certo

livros para matar a saudade da escola
Foto: Reprodução

Escrita pela autora Alessandra Jammel, “Tudo vai dar certo” conta a história de Mariana, uma menina que ficou um ano e meio sem sorrir. Ela acredita que as coisas podem mudar quando inicia o 6º ano em uma nova escola, no entanto ela vira alvo do bullying da turma. Mas tudo isso muda quando ela passa a ser notada pelos meninos, torna-se admirada por diversos grupos e faz de tudo para que a nova aluna da sala não sofra como ela sofreu.

2. A Barraca do Beijo

O livro de Beth Reekles, que se tornou um fenômeno da Netflix, “A Barraca do Beijo” conta a história da Elle e do Lee, dois adolescentes que são melhores amigos e que têm que lidar com todos os problemas do ensino médio. No entanto, as coisas entre eles começam a ficar estranhas quando Elle começa a ter um relacionamento com o garoto mais popular do colégio, Noah, que é irmão do seu melhor amigo.

3. O outro significado

livros para matar a saudade da escola
Foto: Reprodução

Nesse livro de André Puga, o protagonista Wes acaba de mudar de cidade e se vê diante uma nova escola. Além de ser pressionado para ingressar em uma universidade pública, o personagem lida com bullying, preconceitos e drogas, em meio as novas amizades nem sempre construtivas. O enredo reúne os sentimentos e experiências vividas pelos leitores nessa época da vida.

4. Sonata em punk rock

Para quem gosta de música, esse livro é a escolha certa. A obra da escritora Babi Dewet acompanha a história de Valentina Gontcharov, uma adolescente que começa a estudar na prestigiada Academia Margareth Vilela. No entanto, as aulas de canto, violão e piano serão um desafio para ela, que precisará se esforçar muito para chegar ao mesmo nível dos outros alunos se quiser ser uma grande guitarrista de punk rock.

5. Heroína – todo mundo precisa de ajuda

livros para matar a saudade da escola
Foto: Reprodução

A história da escritora Nana Less se passa em um internato onde jovens considerados rebeldes fingem que recebem educação, enquanto, na verdade, aprendem todos os esquemas do mundo adulto. Antes e depois das aulas, Helen e Otávio se enroscam e a rotina de aparências começa a desmoronar.

6. Eu – Diário de uma garota Chocrível

O livro escritora Márcia Marques é perfeito para os ex-alunos dos anos 80! A obra transporta os leitores para a época nostálgica por meio dos diários da personagem Maia. Ao lado das amigas da escola Vic e Carol, a protagonista enfrenta as paqueras, o primeiro beijo, o desafio do vestibular e a dor da morte.

7. Confissões de uma garota excluída, mal-amada e (um pouco) dramática

Nesse livro da escritora Thalita Rebouças, somos apresentados a Tetê, uma adolescente que teve que deixar toda sua vida para trás ao se mudar para a casa dos avós com a família. Apesar de ter que dividir o espaço com os outros parentes, ela está feliz de sair do antigo colégio, onde sofria bullying. Mesmo assim, o medo de acontecer tudo de novo permanece, ainda mais em uma escola nova, no entanto, as coisas parecem que podem ser diferentes agora.

8. Mulheres normais

livros para matar a saudade da escola
Foto: Reprodução

A cronista Izabella de Macedo reúne nessa obra produções sobre situações cotidianas, incluindo momentos da escola. Além de relembrar os períodos da infância e adolescência, a série de crônicas também fala sobre reencontros de pessoas que não se viam desde os tempos de escola.

9. Luarices

No seu primeiro livro, Luara Fonseca vai compartilhar um pouco da sua vida e mostrar que existe sim um jeito de lidar com a adolescência de uma maneira mais leve e divertida. Ao longo das páginas, ela conta algumas experiências próprias e como resolveu seus problemas, sempre com muito bom humor.

Leia também: