Lista de compras: 5 dicas para a ida ao mercado ser mais prática!

Acha difícil se organizar para otimizar o tempo no mercado? Já pensou em fazer uma lista de compras prática e econômica? Nós te ensinamos como! Confira!

Mulher no supermercado olhando as prateleiras, segurando um azeite e analisando o produto.
FOTO: Shutterstock.com

Não sabe por onde começar as compras? Fazer uma lista de compras pode facilitar sua ida ao mercado! Por isso, separamos 5 dicas para ter praticidade! Confira!

Mulher no supermercado olhando as prateleiras, segurando um azeite e analisando o produto.

FOTO: Shutterstock.com

Facilite a organização!

Limpe a despensa e geladeira no dia anterior à compra. Aproveite para anotar tudo o que está faltando na sua casa.

Monte uma lista de compras

Faça duas colunas: na primeira, marque a quantidade de ingredientes que você precisa comprar e o tamanho da embalagem (ex: 2 pacotes de 500g). Na segunda, anote o tipo de produto (ex: açúcar).

SAIBA MAIS

Aprenda a fazer compras responsáveis e economizar

Cuidado com alimentos que parecem saudáveis, mas não são!

Confira os 5 grãos que trazem benefícios para a sua saúde

Otimizando as compras

Compre mensalmente os produtos de limpeza, latarias, congelados e produtos não perecíveis e vá ao mercado semanalmente para abastecer a geladeira com laticínios, carnes, hortaliças e frutas.

Economize!

Procure embalagens econômicas e verifique se há promoções do tipo: “Compre duas e pague uma”. Mas fique de olho no custo-benefício: às vezes, um produto com valor 10% maior rende 30% mais. Você também pode levar uma calculadora para calcular o valor unitário dos produtos vendidos em pacotes.

Tudo arrumadinho

Quando guardar as compras, deixe os mantimentos que já estavam no armário posicionados mais à frente para que o consumo seja feito conforme a data de validade mais próxima.

Separe os itens!

Em uma prateleira da despensa, guarde os alimentos salgados e, em outra, os doces. Deixe os produtos de limpeza longe da comida, em outro armário ou prateleira da lavanderia. As embalagens devem estar fechadas e o local trancado, longe do alcance das crianças.