LinkedIn: dicas para interagir e conseguir visibilidade na rede social

Manter o perfil completo e atualizado é essencial no LinkedIn. Confira outras dicas e tenha mais visibilidade na rede social voltada para profissionais!

tela-notebook-rede-social-linkedin
Shutterstock.com/Roman Pyshchyk

Com mais de 400 milhões de contas ativas, o LinkedIn funciona como uma rede social voltada para conectar e dar oportunidades de emprego para profissionais do mercado. O Brasil ocupa a terceira colocação no ranking de maior presença de usuários, com cerca de 23 milhões de contas.

Com tantas pessoas usando o serviço, manter seu perfil atualizado e completo pode ser um diferencial na hora de se conectar com outros usuários e procurar por novas oportunidades. Além disso, a rede possui a opção de recomendar colegas e também ser recomendado por eles.

Para te ajudar interagir e ter mais visibilidade no LinkedIn, reunimos algumas dicas para você colocar em prática ao usar a rede social. Confira abaixo:

tela-notebook-rede-social-linkedin

Shutterstock.com/Roman Pyshchyk

Recomende colegas

Quando visitar o perfil de uma nova conexão, você poderá recomendá-lo, caso sinta que essa conexão se destaca em uma determinada área. Além disso, por eles serem informados quando seus perfis são recomendados, isso pode incentivar uma recomendação em seu perfil. No entanto, seja sempre verdadeiro – concorde apenas em recomendar qualidades realmente verdadeira.

Colete recomendações

Não há melhor maneira para um empregador ver o quão valioso tem sido o seu trabalho, pedindo a seus colegas atuais e antigos para recomendarem você. Estas recomendações são exibidas na parte inferior de seu perfil e funcionam da mesma forma como as referências. Não tenha medo de pedir essas recomendações aos ex-colegas!

Ofertas de trabalho no LinkedIn

Você precisa deixar seu perfil sempre atualizado. Também é uma boa ideia usar a busca de empregos para encontrar cargos adequados para você. Porém, ter um perfil de trabalho aprovado e recomendado significa que você está muito mais perto de seu objetivo do que estava antes. Também participe de alguns grupos do LinkedIn para ficar atento sobre novas vagas.

LEIA TAMBÉM

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora