Aprenda a realizar a limpeza da cozinha de forma correta!

Na cozinha, para garantir o melhor desempenho de fogões e cooktops, é importante usá-los de forma correta. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o manuseio desses eletrodomésticos, veja as dicas! Como limpar o fogão? Para deixar sua cozinha sempre limpa, os fogões devem sempre ser higienizados com um pano úmido com sabão ou detergente neutro. […]

fogão sujo de gordura
Por Daniela Andrioli - 31/10/2016

FOTO: Shutterstock.com

Na cozinha, para garantir o melhor desempenho de fogões e cooktops, é importante usá-los de forma correta. Para esclarecer todas as dúvidas sobre o manuseio desses eletrodomésticos, veja as dicas!

fogão sujo de gordura

FOTO: Shutterstock.com

Como limpar o fogão?

Para deixar sua cozinha sempre limpa, os fogões devem sempre ser higienizados com um pano úmido com sabão ou detergente neutro. No caso do aço inox, apesar de ser resistente, pode haver corrosão se forem atingidos por produtos de limpeza que contenham cloro. Em superfícies engorduradas é aconselhável utilizar detergente neutro. Ao utilizar o fogão é importante aferir se algum resíduo respingou e higienizá-lo imediatamente. Isso fará com que os materiais de acabamento não fiquem manchados ou que alguma função do produto seja danificada (entupimento do espalhador do queimador, por exemplo), ocasionando acidentes.

Como limpar o cooktop?

Deve ser realizada com a utilização do lado suave da esponja, ou mesmo com um pano macio, que leve sabão ou detergente neutro. Não é recomendável utilizar produtos abrasivos ou álcool, que além de apagar as serigrafias, podem danificar o produto. No caso de remoção de manchas, o mais recomendado é utilizar restaurador para inox, que pode ser encontrado na rede autorizada das marcas.

Como prolongar a vida útil dos equipamentos?

Além das recomendações de limpeza, é imprescindível adequar as condições de instalação conforme manual de instruções, como por exemplo, distância lateral e traseira. A correta instalação garante o funcionamento dentro das especificações de performance, temperatura de manuseio e, consequentemente, vida útil do eletrodoméstico.

LEIA TAMBÉM: