7 dicas de limpeza que ajudam a combater doenças respiratórias

Atenção com a limpeza da casa nunca é demais. Veja onde vivem os vilões da nossa saúde e como hábitos simples fazem toda a diferença

foto de utensílios de limpeza da casa (luva, esponja, escova, spray, rodinho)
Fuja da vassoura e espanadores, use os utensílios de limpeza a seu favor Foto: Shutterstock

Quem sofre de doenças respiratórias precisa de constante tratamento e cuidados específicos, entre eles a limpeza da casa. Os principais vilões para os alérgicos estão bem pertinho e até dormem na sua cama: os ácaros. Esses parasitas microscópicos vivem em diversos lugares, principalmente onde há poeira, e se alimentam de resíduos de descamação da pele, proliferando-se na poeira de lençóis, travesseiros, tapetes e cortinas.

Por isso, é de extrema importância ter um cuidado especial com a higiene do ambiente, principalmente no frio, quando a casa costuma ficar mais fechada. “Se você mora em uma rua que tem bastante poeira, vai ter que ser mais cuidadoso com a limpeza daquele ambiente, porém deixar tudo fechado o tempo todo é um erro. Tem que entrar sol, porque os fungos se desenvolvem com a falta de luz”, alerta a pneumologista Christina Pinho, do Hospital São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro (RJ).

Outra orientação relevante é sobre os cuidados com o local onde se dorme: “Quando acordar, não arrume a cama logo em seguida. Deixe-a por um tempo descoberta, para arejar. Isso é para certificar que o lençol e o travesseiro estão bem sequinhos, já que à noite todo mundo sua um pouco, mesmo que esteja frio”.

Confira 7 dicas para limpeza da casa e transforme seu lar em um aliado:

LEIA TAMBÉM