Limão e berinjela mantêm o coração em dia e aceleram o emagrecimento

Entenda os benefícios dessa combinação poderosa!

Por Juliana Borges - 18/04/2019

Uma alimentação saudável e equilibrada não traz resultados apenas na balança, não! O consumo exagerado de gordura saturada eleva o colesterol no sangue e contribuí para o aumento da pressão e para o entupimento dos vasos sanguíneos. Como consequência, os riscos de adquirir alguma doença arterial é bem grande! A boa notícia é que pequenas mudanças no cardápio e no estilo de vida já são suficientes para reverter este quadro. A introdução de limão e berinjela na dieta, por exemplo,  é uma boa maneira de manter o coração em dia!

Amiga do coração

O roxo da berinjela não é apenas uma cor ou detalhe. A casca colorida revela um poderoso antioxidante. “Entre os vários fito – químicos, a antocianina, pigmento responsável pela coloração preta, vermelha, azulada de diversos alimentos, presente na casca da berinjela, vem sendo associada à redução da oxidação do colesterol ruim (LDL), prevenção da agregação plaquetária, do câncer e de infecções do trato urinário, aponta Luana Vasconcelos, nutricionista clínica e funcional.

As fibras existentes em abundância no legume ainda são capazes de isolar os ácidos biliares, reduzindo o colesterol. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o suco de berinjela era capaz de reduzir em 30% o colesterol em coelhos. Já a farinha, estudada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentou melhor performance, pois mantém maior teor de fibras.

 

limão e beringela

Entenda os benefícios dessa poderosa combinação! – Foto: Pixabay

Óleo do bem

O d-limoneno, um óleo essencial cítrico encontrado na casca do limão, é famoso por reduzir a ansiedade, a depressão, prevenir o câncer, controlar o ácido úrico e também o excesso de colesterol. “Como essa substância beneficia as funções do pâncreas, também atua na redução do colesterol ruim (LDL)”, revela a nutricionista Carolina Paz.

Segundo estudos de laboratório, os limonóides presentes na fruta têm capacidade de baixar o colesterol quando consumido regularmente. Além disso, o elevado teor de vitamina C contribui para a saúde do coração, pois se trata de um poderoso antioxidante, capaz de reduzir as chances do colesterol se prender às paredes arteriais. O potássio, mineral presente na fruta, também ajuda a controlar a pressão alta.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Luana Vasconcelos, nutricionista clínica e funcional; Carolina Paz, nutricionista da SNC – Sports Nutrition Center, do Rio de Janeiro

 

LEIA TAMBÉM: