Limão, alho e mel: cuide do sistema respiratório com 6 receitas medicinais

Respire melhor, proteja sua saúde e faça tudo isso gastando pouco!

Fotomontagem de capa para matéria com receitas de limão, alho e mel
Sua saúde blindada com ingredientes que estão na cozinha. | Fotomontagem: Shutterstock e Gabriel Eli

Em um país acostumado com temperaturas elevadas como o Brasil, a chegada do inverno sempre é severa. Com isso, o sistema respiratório é quem mais sofre. Mas sabia que dá para aliviar e tratar todos os incômodos dessa época usando ingredientes que estão na cozinha? Isso mesmo!  Limão, alho e mel podem ser considerados grandes aliados da saúde. 

Seja em temperos ou chás, o trio limão, alho e mel é eficaz na prevenção de gripes e resfriados. “O limão tem alta concentração de vitamina C, importante para a imunidade. O alho contém alicina, que é uma substância antibiótica, além de anti-inflamatória, antimicrobiana e antioxidante. Já o mel tem vários nutrientes, como vitaminas C, D, E e do complexo B e minerais como cobre, ferro e zinco”, como explica a nutricionista Fernanda Granja. Para aproveitar todos esses benefícios, preparamos uma lista com 6 receitas que protegem seu organismo usando limão, alho e mel:

Limão, alho e mel na cozinha

Versáteis, os três ingredientes podem ser incluídos em pratos culinários, sem perder sabor, nem saúde! Por exemplo: use suco puro de limão e alho fresco picado para temperar a salada. Acrescente azeite e tenha um molho que dispensa o sal. Lembre-se que sal em excesso eleva a pressão arterial! Para carne, frango ou peixe, faça um tempero com o suco de 2 limões, 2 colheres (sopa) de mel e 5 dentes de alho amassados tem sabor levemente agridoce e deixa o alimento mais corado.

CONSULTORIA: Fernanda Granja, nutricionista

 

LEIA TAMBÉM