Limão + água: confira 3 benefícios dessa dupla poderosa!

Se sozinhos eles já fazem bem para a saúde, imagine quando estão juntos?! Veja 3 benefícios da água de limão e inclua já na sua rotina!

Fatias de limão, rodelas
Foto iStock.com/Getty Images

Pode até ser pequeno e azedo, mas o limão é uma das frutas cítricas mais ricas em nutrientes. E, se aliado à água, ele fica melhor ainda. A explicação é que os nutrientes do limão são absorvidos no líquido, o que deixa a bebida mais potente para combater doenças, além de ser uma alternativa refrescante. De acordo com o nutrólogo André Veinert, um dos benefícios é que essa água impede a coagulação excessiva do sangue, fazendo com que ele circule livremente pelas veias e diminua o risco de um problema cardiovascular. Confira, a seguir, 3 benefícios da água de limão.

Fatias de limão, rodelas

Foto iStock.com/Getty Images

1. Regula o pH

Segundo a nutricionista Brigitte Olichon, a água de limão tem a capacidade de regular o pH do organismo, ou seja, tornar todos os líquidos do corpo sejam da pele, do estômago, dos pulmões, rins ou intestinos mais alcalinos e eficientes. “Este seu potencial de alcalinizar o sangue e demais líquidos corporais acontece imediatamente após sua ingestão, quando seus citratos agem como um ativo neutralizante da acidez interna, tão comum quando a alimentação e os hábitos diários de vida não são saudáveis”, explica.

2. De bem com a balança

Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition, comprovou que uma classe de bioativos do limão, chamados polifenóis, foram capazes de eliminar o ganho de peso e o tecido adiposo nos animais. Outro estudo, publicado no Journal Pharm Biomed Analysis, mostrou que o limão facilita o metabolismo das gorduras. Para o nutrólogo André, a água de limão não queima as gorduras sozinha, mas é uma grande aliada na perda de peso se associada a uma alimentação saudável e prática de atividade física. “O limão tem função de limpeza do trato gastro intestinal, auxiliando na eliminação de toxinas da mucosa gástrica e melhorando o metabolismo, o que facilita a perda de peso”, disse.

Saiba mais:

O poder das águas: 5 opções para emagrecer e proteger a saúde

5 sucos para fortalecer sua saúde. Experimente fazê-los!

Sal e açúcar: vilões da dieta e da saúde!

3. Controla o colesterol

Em relação ao colesterol, pesquisadores dos EUA e do Canadá descobriram que a casca das frutas cítricas, principalmente do limão, contém uma família de substâncias que reduz o colesterol ruim (LDL). São elas as Flavonas PMF, que são similares a outros pigmentos vegetais benéficos para a saúde.