Será que é a hora? Pedagoga explica qual o momento certo para dar mais liberdade aos filhos

Você sabe qual o momento ideal para começar a dar mais autonomia aos pequenos? A pedagoga Adriana Iassuda explica qual é o hora certa para isso e como deve acontecer

crianças-sentadas-montanha
Foto: reprodução/ IStock Images

Todos os pais se questionam se é a hora certa de deixar o filho ter mais liberdade. É normal que, em certo momento, os filhos passem a exigir mais privacidade e queiram realizar coisas por conta própria. Mas será que é a hora? Conversamos com a pedagoga Adriana Iassuda para sanar as suas dúvidas.

Idade certa

Chega uma época em que uma criança, que antes era bastante ligada aos pais, passa a dar sinais de que “não precisa mais deles” e quer realizar suas atividades sozinha, o que é normal. Não existe idade certa para isso acontecer, assim como não existe uma idade para dar mais independência. “Isso está mais relacionado a maturidade do que a idade cronológica”, afirma Adriana.

Para começar a sentir mais confiança, vale a pena convidar os amigos da criança para brincar ou dormir na sua casa para conhece-los melhor. É uma espécie de liberdade vigiada, na qual os pais podem oferecer mais liberdade em situações que exigem atitudes maduras, de acordo com a faixa etária. Nessa situação, é importante observar qual será o comportamento do seu filho. “Outro treino é deixar a criança voltar sozinha do colégio para casa e marcar um ponto de encontro até que se complete o caminho”, aconselha Adriana.

Filhos rebeldes

Quando os filhos estão entrando na adolescência, pode acontecer de serem rebeldes para testar sua independência, nessa hora, vale o dialogo como recomenda a especialista. “Crianças e adolescentes pedem o limite, claro e seguro. Se, por acaso, os adultos perceberem que o filho não está preparado para mais liberdade, é preciso conversar e mostrar quais são os pontos que ainda precisam ser trabalhados”, finaliza.

LEIA TAMBÉM: