Liberar espaço no celular: como deixar o aparelho mais rápido!

Libere alguns GB de armazenamento de um jeito muito fácil!

mulher assustada precisando liberar espaço no celular
Por Flávia Magalhães - 10/10/2018

A falta de armazenamento do celular é um problema na vida de muita gente | Foto: Shutterstock

A tela do smartphone cresce, o consumo de conteúdos também, mas o espaço interno continua pequeno. Com o passar do tempo, fica impossível baixar aplicativos e salvar fotos e vídeos no aparelho. Se você passa por isso, aprenda a liberar espaço na memória interna do seu Android, deixando o celular muito mais rápido!

Desinstalar ou desativar apps inúteis

Dê uma olhada nos aplicativos que você menos usa em Configurações > Aplicativos para ver quais ocupam mais espaço na memória interna. Para desinstalá-los, basta clicar no botão de Desinstalar.

Alguns fabricantes incluem vários aplicativos pré-instalados que, para algumas pessoas, acabam atrapalhando bastante, como demo de jogos ou ferramentas que quase ninguém usa. Apesar de não poder desinstalá-los, é possível desativar esses apps pré-carregados seguindo os passos abaixo:

  1. Entre em Configurações > Aplicativos;
  2. Toque no aplicativo que você quer desativar;
  3. O Android avisa: “Se você desativar esse app, outros apps poderão não funcionar mais como deveriam”. Desde que não seja um aplicativo essencial para o sistema, ele pode ser desativado. Toque em Desativar app;
  4. Após essa tela, toque em Ok. Os dados do aplicativo serão apagados e ele ocupará menos memória.

Liberar espaço na galeria

Sim, passar uns bons minutos vasculhando sua galeria atrás de fotos e vídeos para apagar não é uma tarefa muito divertida. Mas ajuda muito a liberar espaço! As mídias ocupam um espaço considerável na memória do celular, então excluir tudo aquilo que você não precisa ou não deseja mais é uma ótima ajuda. Outra dica é salvar seus arquivos em nuvem, como no Google Drive.

Limpar o cache de aplicativos

Esse passo pode ser útil para alguns aplicativos de consumo de conteúdo que acabam deixando lixo para trás, como Twitter, Facebook, Instagram, Snapchat, Timehop, YouTube, enfim. Todos podem ter o cache limpo sem afetar o funcionamento do app. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Entre no menu Configurações > Aplicativos;
  • Procure pelos aplicativos que você imagina que estejam armazenando muitos dados, como os listados acima;
  • Clique em Armazenamento. Dependendo da versão do Android do seu celular, essa opção não deve aparecer e você pode pular para o próximo passo;
  • Você chegará em duas opções: limpar dados e limpar cache. A primeira faz com que o aplicativo volte à forma como ele foi instalado, ou seja, seus dados serão apagados. A opção de Limpar cache faz com que os arquivos temporários do app sejam apagados. Clique em Limpar cache.

Monitore pastas e arquivos pesados

Existem algumas pastas no armazenamento interno que são criadas a partir de downloads ou transferências e também podem ocupar muita memória. Para fazer uma limpa completa e liberar espaço no aparelho, vasculhe a memória interna para descobrir o que está deixando seu celular lotado.

Para isso, você pode usar dois aplicativos: o ES File Explorer e o Disk Usage & Storage Analyzer. Com o segundo, ver quais pastas e arquivos estão ocupando mais espaço no smartphone. Assim, é possível deletar no próprio Disk Usage ou procurar essas pastas no ES File Explorer para deletar. Dá pra usar só o primeiro, mas nesse caso seria necessário vasculhar pasta por pasta para ver quais arquivos são úteis e quais não são. Isso também é um pouco perigoso: alguns arquivos são importantes para o funcionamento do sistema, então é importante que você se limite a deletar mídias, arquivos *.zip ou gravações.

 

LEIA TAMBÉM:

6 aplicativos úteis para ter em seu smartphone ou tablet

Dicas para economizar a internet do celular que vão salvar você e seus créditos

Tecnologia como aliada: veja 5 aplicativos para economizar tempo!