Levedo de cerveja: conheça tudo sobre esse aliado natural da beleza

O levedo de cerveja, alimento usado para fabricar a bebida, é super nutritivo, ajuda a emagrecer e até a melhorar a pele. Confira seus benefícios!

mulher-magra-fita-metrica-espelho-pouca-gordura
FOTO: iStock e Getty Images

A cerveja é conhecida praticamente no mundo inteiro, e aqui por exemplo, é a bebida favorita dos brasileiros! O que muita gente nem imagina é que o levedo de cerveja, o alimento usado para fabricar a bebida, é super nutritivo, ajuda a emagrecer e até a melhorar a pele! O levedo de cerveja é um tipo de fungo (Saccharomyces cerevisiae) que nasce no lúpulo, a planta usada para fazer a cerveja. Com a fermentação, ele se torna um tipo de cevada cheia de benefícios para o corpo e a beleza. Confira!

levedo de cerveja

Foto: Reprodução/Portal IzaZilli

1. Emagrecer de modo saudável 

O levedo é muito indicado para quem quer complementar a dieta de emagrecimento e até combater a anemia, graças à sua quantidade elevada de vitaminas, proteínas, ferro e outros minerais, conforme explica Sandra da Silva Maria, nutricionista funcional da Clínica Gastro Obeso Center, em São Paulo.

2. Bomba de nutrientes 

Além dos benefícios para a dieta, o levedo de cerveja tem vários nutrientes como cálcio, ferro, vitaminas B, fósforo e potássio. Ele também ajuda a proteger o sistema nervoso e até o coração! “O levedo de cerveja é um excelente reconstituinte e protetor do sistema nervoso. Possui ação reguladora das glândulas endócrinas, como a tireoide, o pâncreas as suprarrenais e as gônadas, além de ser um tônico cardíaco e circulatório”, explica Sandra.

3. Desintoxica o corpo 

Um dos benefícios do levedo é ajudar na regulação do intestino, o que melhora o processo digestivo e consequentemente age como uma “desintoxicação” do corpo, expulsando os componentes ruins!

mulher de rabo, com garrafa de água na mão e roupa para praticar exercícios físicos, levedo de cerveja

Foto: iStock/Getty Images

4. Beleza pura 

O levedo de cerveja também é um grande aliado da beleza! Graças à quantidade de vitaminas, ele ajuda a manter os cabelos saudáveis e as unhas fortes, além de retardar o envelhecimento e até aquelas ruguinhas tão desconfortáveis. Quem tem problemas de acne também pode apostar no levedo, já que ele melhora o aspecto da pele.

5. Xô, doença! 

As proteínas encontradas no levedo também ajudam na reparação dos órgãos, músculos e células, o que por sua vez protege o corpo de várias infecções e doenças.

6. Ideal para musculação 

Para as pessoas que praticam musculação e querem ver o corpinho tomando forma, o levedo de cerveja também é uma ótima pedida! Por causa da quantidade de proteínas de fácil assimilação, esse alimento ajuda na recuperação depois do treino.

mulher com halter nas mãos

Foto Shutterstock.com

Como consumir?

O levedo de cerveja tem um sabor forte e característico, e por isso, geralmente é indicado que seja consumido em pó ou em formato de flocos, misturado com outros alimentos. Você pode saboreá-lo nas vitaminas, iogurtes, frutas, sucos e até sopas. Você também pode começar bem o dia saboreando no café da manhã!

LEIA TAMBÉM