Lesões causadas pela dança: confira os 6 problemas mais frequentes

O excesso de ensaios e as repetições exaustivas acabam acarretando sérios problemas de saúde aos bailarinos

Conheça algumas das lesões causadas pela dança.
Conheça algumas das lesões causadas pela dança. FOTO: Shutterstock

Quem vê os bailarinos com seus passos leves, saltos e rodopios, não imagina o quão disciplinada e repetitiva é a profissão. Cada movimento exige treino e recorrência para chegar à perfeição.  Porém, quando feitos de maneira incorreta e sem acompanhamento de especialistas pode acarretar lesões sérias à saúde. Segundo pesquisa realizada pela Universidade Wolverhampton, as lesões causadas pela dança são mais frequentes que em outras modalidades.

O estudo também indica que 80% dos dançarinos sofrerão traumas que afetarão sua carreira na profissão.  “Antes de enfrentar esses problemas é essencial que o dançarino esteja atento a importância dos alongamentos antes dos treinos, da postura, ficar alerta aos sinais de dores e não arriscar técnicas sem acompanhamento e experiência. Tudo isso leva muitas vezes ao afastamento das atividades e, em alguns casos, até mesmo para sempre”, afirma a ortopedista e traumatologista do Hospital Moriah, Dra. Juliana Doering.

Outro ponto comentado pela especialista foi em relação a identificação das lesões causadas pela dança, “os diagnósticos são dados de forma correta apenas por especialistas no assunto. É importante procurar por profissionais ou instituições que realmente tenham a vivência e experiência com essas lesões, o diagnóstico tardio ou errado pode acarretar em sérios problemas e até mesmo em frustrações psicológicas”, alerta.

As pernas costumam ser as partes mais afetas pelos impactos da dança

As pernas costumam ser as partes mais afetas pelos impactos da dança. FOTO: Shutterstock

Excessos

São problemas comumente acarretados por excesso de ensaio, condições físicas pré dispostas, como é o caso dos pés chatos ou da frouxidão ligamentar ou o uso de sapatilhas de ponta. Foram identificadas as 6 mais frequentes lesões causadas pela dança, são elas:

      1. Entorses de tornozelo

      2. Tendinites

Esse problemas costumam ser tratados com a prática de fisioterapia e, caso sejam recorrentes, opta-se pela intervenção cirúrgica.

      3.  Joanetes

Diferente dos normais, os joanetes de bailarinos podem ser corrigidos com tratamento cirúrgico, o que apresenta bons resultados estéticos e em relação a dor. Porém, pode comprometer a mobilidade da articulação do dedo, prejudicando movimentos como ponta dos pés e giros no próprio eixo.

      4.  Dores nas partes posteriores e inferiores dos tornozelos

O primeiro procedimento adotado, geralmente, é a fisioterapia. Caso não apresente resultados, recorre-se à cirurgias não invasivas, com recuperação rápida e não tão doloridas.

5. Fraturas por estresse

      6. Traumas

A recuperação dependerá do grau de gravidade da lesão, podendo ir de suspensão dos ensaios e fisioterapia até procedimentos cirúrgicos mais complicados e com um tempo maior de repouso.

 

Texto: Michele Custódio/Colaboradora | Consultoria: Dra. Juliana Doering, ortopedista e traumatologista do Hospital Moriah

 

LEIA TAMBÉM: