Lavanderia integrada: como ter espaço na hora de lavar as roupas!

Muitas vezes a lavanderia acaba sendo esquecida na hora do décor. Aprenda como criar um ambiente integrado com a cozinha sem perder o charme!

Lavanderia vermelha integrada cozinha
Fotos: J. Vilhora/Divulgação Projeto: Patrícia Duarte

Com espaços cada vez mais reduzidos, a lavanderia perdeu seu posto e, hoje, costuma ser uma extensão da cozinha ou de outros cômodos. Na maioria das vezes, fica à mostra para visitas e faz parte imprescindível da rotina da casa. Com um bom planejamento, é possível decorá-la e transformá-la em um ambiente superprático, funcional e, claro, lindo! Confira nos projetos que separamos para você se inspirar!

Lavanderia vermelha integrada cozinha

Foto: J. Vilhora/Divulgação
Projeto: Patrícia Duarte, São Bernardo do Campo – SP

Lavanderia Sofisticada

O apartamento pertence a um casal recém-casado de São Bernardo do Campo, em São Paulo, que queria o máximo de armários e eletrodomésticos possíveis no ambiente. A marcenaria foi feita em MDF, cor ciliegio, com puxadores em alumínio e vidro miniboreal. O projeto da arquiteta Patrícia Duarte priorizou a otimização do espaço e um design sofisticado. A cozinha e a lavanderia continuaram pequenas, mas ficaram funcionais, práticas e um charme só!

Fotos: J. Vilhora/Divulgação

Foto: J. Vilhora/Divulgação

Tudo encaixado

Conseguir adequar os eletrodomésticos, os armários e o espaço de circulação em um ambiente de 9m² foi o maior desafio do projeto. A marcenaria foi feita em profundidade pequena e mais alta, para não comprometer a fluidez do ambiente. A profundidade dos armários varia de 0,35cm, nos superiores, e 0,60cm, nos inferiores. A bancada é outro recurso para otimizar espaço, mas também protege a máquina de lavar e torna o ambiente ainda mais funcional.

Fotos: J. Vilhora/Divulgação

Fotos: J. Vilhora/Divulgação

Divisor de ambientes

De fácil limpeza, o vidro foi a opção para dividir os ambientes. Ele isola o visual da lavanderia e evita que a máquina fique em contato com a gordura da cozinha.

Texto: Thaís Luquesi/Colaboradora

LEIA TAMBÉM