Conheça os benefícios da laranja-vermelha!

Conheça os incríveis benefícios da laranja-vermelha, uma das variações da laranja e membro da família dos cítricos! Saiba mais!

laranja-vermelha
FOTO: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Também chamada de falsa sanguínea, a laranja-vermelha é de origem indiana, mas atualmente os países que mais a cultivam são Itália e Turquia, uma vez que a fruta se adaptou muito bem ao clima mediterrâneo. Além de bonita, a polpa dessa fruta, ainda pouco cultivada no Brasil, é mais rica em nutrientes do que as demais variedades, conforme comprovado por pesquisa científica.

 

laranja-vermelha

FOTO: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Um (super) nutriente a mais

Uma pesquisa recente da Universidade Estadual Paulista (Unesp) conduzida pela nutricionista Cláudia Gonçalves de Lima, sob a orientação da bióloga Thaís Borges César, comprovou que a laranja-vermelha tem propriedades antioxidantes e maior concentração de nutrientes que as demais variedades.

O que dá a cor avermelhada à polpa da fruta é a presença de licopeno, o mesmo antioxidante presente no tomate e na goiaba, entre outros vegetais. Famosa por prevenir câncer de próstata, a substância ainda é capaz de reduzir a oxidação do colesterol ruim (LDL), importante para evitar a formação de placas de gordura nas artérias.

Mais proteção

A laranja-vermelha contém alfa e betacaroteno, enzimas que facilitam a absorção de vitamina A pelo organismo. E tem mais: a antocianina presente na fruta, além de contribuir para a cor diferente de sua polpa, combate os radicais livres, protegendo contra tumores. Outro benefício constatado na pesquisa da nutricionista foi a diminuição de 49% nos índices de proteína C reativa, um indicador de inflamações agudas no organismo. Em resumo: se laranja é bom, a vermelha é melhor ainda.

 

Texto: Redação Alto Astral

 

LEIA TAMBÉM