Laranja: saiba usar a fruta a favor da perda de peso

Aposte no poder do bagaço pra acabar de vez com as gordurinhas! As fibras da laranja, que aumentam (e muito) a saciedade, podem ser ótimas aliadas da dieta!

Laranja de cores vivas em grande quantidade
Foto: iStock.com/Getty Images

Assim como outras frutas, a laranja tem a função de regular o organismo, pois possui em sua composição água, fibras, vitaminas e sais minerais. Além disso, ela é uma ótima aliada da dieta! Suas fibras, especialmente a pectina, preenchem o estômago e saciam a fome fora de hora, auxiliando na redução da ansiedade e na eliminação da gordura. Outros benefícios de incluir a laranja na alimentação, são a melhora do sistema imunológico, o bom funcionamento do intestino e a diminuição dos níveis de colesterol e açúcar. Confira os superpoderes desse alimento!

Laranja de cores vivas em grande quantidade

Foto: iStock.com/Getty Images

O poder do bagaço!

A laranja possui um importante componente para combater a prisão de ventre e auxiliar no emagrecimento, a pectina: uma fibra solúvel, encontrada na parte branca entre os gomos da fruta. No aparelho digestivo, essa fibra vira uma espécie de gel, que favorece a perda de peso, já que promove saciedade, além de diminuir a assimilação de açúcares e gorduras. Também combate a taxa de LDL (colesterol ruim) e é benéfica para quem tem diabete, pois controla a taxa de glicose no sangue. Outra substância poderosa encontrada nos alimentos cítricos é a naringenina, um fitoquímico que impede o acúmulo de gordura. Segundo um estudo canadense, esse nutriente ajuda a regular o processamento do açúcar e a diminuir os níveis de triglicérides e do colesterol.

Comprovado! Vitamina C combate as gordurinhas

Especialistas da Universidade do Estado do Arizona (EUA) realizaram uma pesquisa e concluíram que a ingestão adequada de vitamina C ajuda a queimar gorduras. “Ao ingerir a quantidade correta de vitamina C (60mg por dia), fica mais fácil a síntese de carnitina, uma molécula que auxilia na oxidação de ácidos gordurosos”, explica Renata Buzzini. Anote outras frutas que contém vitamina C: acerola, limão, lima, mexerica, tangerina, morango e caju.

SAIBA MAIS

Berinjela e limão: dupla poderosa para a dieta!

Mitos e verdades sobre a dieta vegetariana 

5 truques para montar a salada ideal para a dieta

Aprenda a consumir a fruta a favor da dieta

• Suco: 1 copo (200ml) de suco de laranja é mais calórico quando feito com duas unidades da fruta. A dica é usar somente uma laranja, adicionar água para completar o copo e não adoçar.

• Ao natural: para aproveitar o melhor da laranja, descasque a fruta e coma com o bagaço, ou seja, a parte branca que envolve os gomos.

• Na salada: esprema e utilize como tempero, substituindo limão e vinagre, ou, se preferir, pique a laranja em pedaços e misture aos vegetais para dar um toque especial ao prato.

• Na vitamina: descasque e bata no liquidificador com outra fruta e água ou, ainda, com leite desnatado.

• No almoço e no jantar: coma uma fruta, com o bagaço, de 10 a 30 minutos antes das refeições para ajudar no funcionamento do intestino.

Atenção: lembre-se de lavar bem as mãos após cortar ou descascar frutas cítricas, como a laranja e o limão. O sumo, em contato com a pele, pode causar queimaduras quando exposto ao sol.

Texto: Fernanda Vasconcelos/Colaboradora | Consultoria: Cláudia Moraes, consultora nutricional da Kanguruh Terceira Idade, do Rio de Janeiro (RJ); Renata Buzzini, nutricionista da Vibe Academia, de São Paulo (SP)