Lancheira infantil: 5 alimentos para não colocar na mochila dos filhos

É preciso incentivar a garotada a se alimentar bem e de forma balanceada. Saiba quais são os 5 alimentos que você não deve colocar na lancheira

crianças comendo lanche
Foto iStock.com/Getty Images

Ao preparar a lancheira das crianças, você deve se preocupar com o que coloca nela. Afinal, é preciso incentivar a garotada a se alimentar bem e de forma balanceada. A nutricionista Melina Aniquini listou 5 vilões que você deve evitar!

crianças comendo lanche

Foto iStock.com/Getty Images

Salgados fritos

Esse tipo de alimento não é recomendado para a lancheira, pois além de ter alto teor calórico e gorduroso, deteriora-se facilmente. Ou seja, seu filho ingerirá uma grande quantidade de gordura, sem quantidade significativa de nutrientes e vitaminas.

Sucos de caixinha

Ao contrário do que alguns mães e pais acreditam, os sucos de caixinha não são uma escolha saudável, pois geralmente contêm grande quantidade de conservantes e açúcar. Em média, cada 200ml de suco artificial equivale a 2 colheres cheias de açúcar! Por isso, o melhor é optar pelos sucos naturais, como os de laranja ou limão.

Salgadinhos de saquinhos

São produtos geralmente ricos em gorduras saturadas, sódio, açúcar, corantes e conservantes químicos, e pobres em vitaminas e minerais, com nenhum valor nutritivo e muitas calorias vazias. Além disso, podem causar problemas de saúde no futuro, como obesidade, colesterol alto, hipertensão.

salgadinhos

Foto iStock.com/Getty Images

Lanches embutidos

Também devem ser evitados sanduíches com recheios como salsicha, salame e presunto nos lanches da escola, por conterem alto teor de gordura e sódio. O ideal é optar por ingredientes menos gordurosos e com menor valor calórico, como peito de peru, omelete e queijo branco.

Bolinhos doces industrializados

Também devem ficar de fora da lancheira, pois contêm alto índice de gorduras e ingredientes artificiais. Ou seja, são pouco saudáveis e nada nutritivos. Além disso, comer doce na hora do recreio geralmente não mata tanto a fome como ingerir um alimento salgado. Por isso, não há vantagem alguma de incluí-los nos lanchinhos.

Leia também:

 

Texto Daniela Andrioli