Lancheira das crianças: confira os alimentos que não podem faltar!

A alimentação infantil é alvo de muitas dúvidas, como o que pode e o que não pode fazer parte da lancheira das crianças! Descubra mais sobre isso!

criancas-lancheira-suco-comida-refeicao-saudavel
FOTO: Reprodução

Apesar de existirem projetos que visam proibir a venda de alimentos gordurosos – como salgadinhos e doces – nas cantinas das escolas públicas e privadas do país, a oferta nos supermercados e estabelecimentos comerciais ainda é grande. Por isso, é preciso que os próprios pais se atentem à importância de comprar alimentos saudáveis para montar a lancheira das crianças. Mas você sabe quais são os nutrientes essenciais para garantir qualidade de vida para os pequenos?

lancheira-maca-fruta-pao-legumes-saudavel-refeicao-criança

FOTO: Reprodução

 

Indispensáveis

Para que o lanche seja equilibrado, é necessário incluir na lancheira alimentos nutritivos, que auxiliem o crescimento e o desenvolvimento da criança, além de favorecer a defesa imunológica e proporcionar melhor rendimento escolar. “Prefira alimentos frescos, frutas, água e uma fonte de energia, como pão e bolachas, mas sempre integrais. Pode-se acrescentar também tomates cerejas, cenoura baby, palitos de pepino e ovos de codorna”, sugere Amanda Regina, nutricionista.

 

criancas-lancheira-suco-comida-refeicao-saudavel

FOTO: Reprodução

Mesmo no caso dos alimentos saudáveis, é necessário ficar atento à quantidade fornecida, pois as crianças comem menos que os adultos. Ou seja, não adianta colocar diversas opções, uma vez que os pequenos não vão conseguir comer tudo. Assim, ao invés de colocar duas fatias de pão, vale por uma só, mas cortada ao meio, por exemplo.

Lancheira ideal!

Confira quatro exemplos de lancheiras saudáveis para as crianças:

1. Maçã, suco (no caso de néctar, preferir marcas orgânicas, com menor teor de açúcar), biscoito de polvilho, tomate cereja e garrafa com água.

2. Uvas, água de coco, pão integral com manteiga, cenouras baby e garrafa com água.

3. Melão picado, suco de pêssego, pão tipo bisnaguinha integral com patê de atum e garrafa com água.

4. Banana, iogurte de frutas, cereal de milho em flocos e garrafa com água.

 

 

Consultoria  Amanda Regina, nutricionista.

 

 

LEIA TAMBÉM: