Lanche da manhã saudável: saiba como manter a energia até o almoço

Confira uma seleção de alimentos ideais para um lanche da manhã saudável! Frutas secas, oleaginosas, iogurte e barrinhas de cereais trazem benefícios!

frutas-secas-lanche-da-manha
Foto: Shutterstock Images

Comer algo leve e nutritivo entre o café da manhã e o almoço faz com que você sinta menos fome e melhore o funcionamento do organismo. Escolha uma das opções para o lanche da manhã e garanta mais energia ao seu corpo.

frutas-secas-lanche-da-manha

Foto: Shutterstock Images

Frutas secas

Cada vez mais as frutas desidratadas (ou secas) deixam de ser um alimento quase exclusivo das festas de final de ano para fazerem parte do cardápio de pessoas que buscam saúde e qualidade de vida. Durante o processo de secagem, damasco, uva, ameixa, figo, banana, entre outras, perdem água e ganham fibras e frutose (o açúcar das frutas). Por essa razão, as frutas secas devem ser consumidas pela manhã, pois você ainda terá tempo de “queimar” essas calorias ao longo do dia.
Quanto consumir: de 2 a 3 unidades.

Barrinha de cereais

Outro alimento que fornece energia para as atividades físicas e mentais, as barrinhas de cereais ainda melhoram o funcionamento do intestino. Seu consumo é recomendado no lanche da manhã porque, ricas em fibras, elas demoram para serem digeridas, garantindo sensação de saciedade até a hora do almoço.
Quanto consumir: 1 unidade (25g).

iogurte-lanche-da-manha

Foto: iStock.com/Getty Images

Iogurte

É recomendado o consumo desse alimento pela manhã porque ele melhora a atividade cerebral e fortalece os músculos e a estrutura óssea. Pode substituir o leite, principalmente para pessoas que têm intolerância a lactose.
Quanto consumir: 1 pote (170g).

Oleaginosas

Castanhas, nozes, avelãs e amêndoas fazem parte desse grupo de alimentos que devem ser consumidos no lanche da manhã. Isso porque eles são quase que totalmente compostos por carboidratos, ou seja, são transformados em energia para abastecer o corpo. Além disso, as frutas secas oleaginosas amenizam o envelhecimento das células, pois combatem a ação dos radicais livres, reduzem o risco de problemas cardíacos e o colesterol ruim (LDL) do sangue.
Quanto consumir: de 3 a 4 unidades.

 

Texto: Redação Alto Astral

 

LEIA MAIS