Novelas para recordar: Laços de Família

O sucesso da novela levou ao Brasil uma história cheia de emoção e reviravoltas. Relembre a trama das nove da Globo!

Laços de Família: Camila e Helena
Por Erika Alfaro - 10/11/2017

Foto: Divulgação/TV Globo

Em Laços de Família, a véspera do réveillon do ano 2000 começou com um acidente de carro envolvendo Helena (Vera Fischer) e Edu (Reynaldo Gianecchini). A batida dos veículos aconteceu em frente a livraria Dom Casmurro, propriedade de Miguel (Tony Ramos), local onde Edu prestou os primeiros socorros em Helena.

Paixão à primeira vista

Helena e Edu se apaixonaram, mesmo após uma discussão por conta do acidente. Entretanto, Miguel, que era viúvo, também se interessou pela empresária. Mesmo com uma diferença de idade de 20 anos, Edu e Helena começaram a se relacionar e foram muito criticados por Alma (Marieta Severo), a tia autoritária de Edu. A dondoca era dona de um haras, onde trabalhava Pedro (José Mayer), primo com o qual Helena havia tido um caso na adolescência.

A volta de Camila

Helena era mãe de dois filhos, Fred (Luigi Baricelli) e Camila (Carolina Dieckmann), que estudava na Inglaterra. Ao conhecer o namorado da mãe, Camila e Edu descobriram uma grande amizade, já que tinham a mesma idade e compartilhavam os mesmo interesses. Com o tempo, os dois se apaixonaram. Helena decidiu terminar com Edu para que ele e Camila se envolvessem. Depois de uma transição dolorosa e cheia de discussões, Edu e Camila acabaram juntos e se casaram. Tempos depois, Miguel investiu no seu amor por Helena e conseguiu conquistá-la.

Edu e Camila em Laços de Família

Edu (Reynaldo Gianecchini) e Camila (Carolina Dieckmann), em Laços de Família (Foto: Divulgação/TV Globo)

A dura descoberta

Miguel estava prestes a pedir Helena em casamento e Camila já estava grávida de Edu quando a moça perdeu seu bebê e descobriu que estava com leucemia. Para se curar, Camila precisava receber um transplante de seu irmão, mas, para a surpresa de todos, eles não eram filhos do mesmo pai. Descobriu-se, então, que Helena havia se envolvido com Pedro na juventude e engravidado de Camila. Após ser expulsa de casa, a mulher guardou esse segredo a sete chaves. Neste momento, o namoro com Miguel chegou ao fim.

O milagre

Para salvar a vida de Camila, Helena resolveu ter mais um filho com Pedro. Sem que ele soubesse ela engravidou. Com a confirmação da gestação, Helena revelou sua história à todos. Vitória nasceu e era compatível. O transplantes de Camila foi um sucesso e a moça conseguiu se recuperar da doença. Ela terminou a novela ao lado de Edu. Já Miguel e Helena se reconciliaram e ele a pediu em casamento.

Cena marcante

Por conta do tratamento para vencer a leucemia, os cabelos de Camila começaram a cair. E, para que a personagem passasse por esse momento com mais realidade, a atriz Carolina Dieckmann raspou a cabeça em uma das cenas mais emocionantes da teledramaturgia. Nos bastidores, a música tema de Camila, Love By Grace, da cantora Lara Fabian, contribui para o tom dramático da delicada sequência. Reveja o resultado:

Ficha técnica: Laços de Família

• Emissora: Globo
• Capítulos: 209
• Autor: Manoel Carlos
• Exibição: de 05 de junho de 2000 a 02 de fevereiro de 2001, às 21h

 

Gostou de relembrar as histórias que envolveram Laços de Família? Reveja outros conteúdos das novelas que estão no ar e aquelas que ficaram guardadas na memória.

LEIA TAMBÉM

Texto: Vitória Palmejani/Colaboradora e Érika Alfaro | Edição: Érika Alfaro