Kefir: aprenda receitas com esse probiótico e cuide da saúde

O kefir é um probiótico semelhante ao iogurte que traz muitos benefícios à saúde. Veja duas receitas e comece já a inclui-lo em seu dia a dia!

cream cheese de kefir
Foto: Shutterstock

Ele é consumido há muitas gerações e, atualmente, tem ganhado cada vez mais espaço entre os adeptos da alimentação saudável. “O kefir é um leite fermentado produzido a partir da ação dos micro-organismos presentes naturalmente em seus grãos. É um probiótico muito parecido com o iogurte e, assim como essa bebida, tem muitos benefícios à saúde já comprovados”, explica a nutricionista Andrea Marim. Então, que tal aprender duas receitinhas práticas, saborosas e saudáveis com kefir? Veja as opções sugeridas pela especialista.

cream cheese de kefir

Foto: Shutterstock

Cream cheese de kefir

Ingredientes: kefir de leite * Sal
Observação: a quantidade de cream cheese vai depender da quantidade de kefir utilizada. Como referência, 500 ml de kefir rende aproximadamente 160 gramas de cream cheese.
Preparo: coloque um coador de pano limpo em uma jarra alta de suco para que o coador não encoste no fundo e entre em contato com o soro drenado. Encha o coador com o kefir e coloque a jarra na geladeira até o dia seguinte. Quando o soro drenado estiver perto do coador, esvazie a jarra e volte à geladeira. Após 24 horas, o cream cheese terá atingido uma consistência firme. Retire-o do coador virando-o do avesso dentro de um recipiente. As sobras que ficaram no coador podem ser retiradas com a ajuda de uma colher ou espátula. Vá adicionando sal e misturando até agradar o seu paladar. Conserve na geladeira em recipiente tampado.

Flan de kefir com morango

Ingredientes: 1 xícara (chá) de kefir de leite * 1 xícara (chá) de suco natural concentrado de morango * 7 colheres (sopa) de açúcar mascavo * 1 envelope de gelatina incolor sem sabor (12g) * 1/2 xícara (chá) de água filtrada para a gelatina Calda: 1/3 de xícara (chá) de polpa de morango com sementes * 1/3 de xícara (chá) de água filtrada * 3 colheres (sopa) de açúcar branco
Preparo: hidrate e dissolva a gelatina em 1/2 xícara (chá) de água quente. Se não dissolver por completo, coloque por mais alguns segundos no micro-ondas. Bata no liquidificador por 3 minutos o kefir, o suco de morango e o açúcar mascavo. Adicione a gelatina à mistura e bata por mais 3 minutos ou até espumar. Unte uma assadeira de anel de 16cm e coloque a mistura. Leve à geladeira por 3 horas ou até o flan ficar firme. Desenforme num prato, coloque a calda fria e sirva gelado. Calda: coloque para ferver a polpa do morango , a água e o açúcar. Espere engrossar e utilize fria. Se preferir, faça a calda com suco concentrado sem sementes.

Veja também: