5 pecados nas finanças, livre-se já!

É bastante comum cometer alguns erros na hora de administrar o próprio dinheiro. Confira cinco pecados nas finanças e aprenda a lidar com eles!

- FOTO: Shutterstock Images

É bastante comum cometer alguns erros na hora de administrar o próprio dinheiro, mas é preciso ficar atento, ainda mais em tempos de crise. Para ajudar a identificar pra onde está indo o seu dinheiro, selecionamos cinco pecados nas finanças. Aprenda a lidar com eles e tenha dinheiro o mês inteiro.

Mão feminina colocando dinheiro dentro da carteira

FOTO: iStock.com/Getty Images

1) Comprar por impulso

As liquidações são verdadeiras tentações. Quem nunca entrou em uma e fez a festa nas compras que atire a primeira pedra. E se você não resiste às promoções, é preciso ficar alerta. Pergunte-se: “eu realmente preciso disso?”. Evitar  gastos desnecessários é fundamental para não comprometer o orçamento. Afinal, não é porque está na promoção que você tem que levar.

2) Não comparar os preços

Com a correria do dia a dia, a preguiça pode tomar conta e você decide comprar na primeira loja em que entra ou no supermercado mais próximo, por exemplo. Apesar de demandar um pouco de tempo, pesquisar primeiro em diferentes lugares e buscar pelo mais barato é algo vantajoso no final do mês. Muitas lojas, inclusive, cobrem as ofertas das outras.

3) Falta de planejamento mensal

Este é um grande vilão do orçamento, pois as contas saem do controle. Procure anotar em um caderno ou faça uma planilha no computador os seus gastos mensais fixos, como telefone, luz, internet, escola, academia, etc. Depois, estabeleça as outras prioridades do mês e separe o dinheiro. Se sobrar dinheiro, invista ou coloque na poupança para eventuais emergências.

SAIBA MAIS:

12 aplicativos de finanças para sair do vermelho

Como administrar as finanças do casal

Os signos mais consumistas

4) Cartão de crédito

Se não usado com sabedoria, pode virar uma “bola de neve”. Geralmente, o serviço oferece a opção de parcelamento da fatura, mas isso é perigoso! Existem os juros (bem altos, inclusive) e sempre tem uma nova parcela a ser paga no mês seguinte. Com isso, você pode se endividar e aumentar seus problemas financeiros. Por isso, tenha cuidado! Se possível, prefira pagar as contas à vista.

5) Fazer empréstimos

O dinheiro acabou e, ai, surgiu um imprevisto. No desespero, é comum recorrer ao cheque especial ou empréstimos nos banco para pagar as contas. Esses serviços têm juros muito altos, por isso, estude outras opções antes de fazer um empréstimo e tente renegociar prazos e valores das suas dívidas. Se realmente não tiver outra saída, procure os serviços com as taxas mais baixas e que caibam no seu bolso.

 

Faça em casa: amuleto para as finanças
Coloque em um prato branco uma moeda de qualquer valor, uma colher (sopa) de grãos de arroz e uma cruz (de qualquer material). Acenda, em cima do prato, uma vela branca e outra azul. Reze dez Credos e, quando as velas queimarem, tire o dinheiro do prato e guarde na sua carteira. Jogue os restos das velas e do arroz no lixo. A cruz deve ser guardada em um lugar seguro, pelo tempo que achar necessário. Nunca use esse dinheiro, pois essa moeda será o seu talismã para chamar a sorte nas finanças.

Texto: Juliana H Penteado
Design: Roberta Lourenço

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência