Joana D’arc: conheça a mulher que liberou a França de uma grande guerra

Conheça a história de Joana D’arc, a mulher que teve uma missão dada supostamente pelos santos para salvar a França de uma grande guerra

imagem da grande Joana D'arc em um pintura com uma espada, vestido e chapéu
FOTO: G.Garitan/Wikimedia Commons

Joana D’arc, nasceu na França no ano de 1412. Quando criança, presenciou o assassinato de membros da sua família por soldados ingleses que invadiram a vila em que moravam.

imagem da grande Joana D'arc em um pintura com uma espada, vestido e chapéu

FOTO: G.Garitan/Wikimedia Commons

Aos 13 anos de idade, começou a ter visões e receber mensagens, as quais ela dizia ser dos santos Miguel, Catarina e Margarida, todos a orientando para entrar no exército francês e ajudar seu reino na guerra contra a Inglaterra.

Motivada, cortou o cabelo bem curto, vestiu-se de homem e começou com os treinamentos militares. Chegou, até mesmo, a comandar tropas.

Importância

Joana tinha a missão dada supostamente pelos santos de libertar seu país, a França, de uma guerra que durava quase um século. Determinada, queria atacar a região de Orleans que estava sob o comando dos ingleses.

Essa disputa ficou conhecida como Guerra dos Cem Anos, da qual a França saiu vitoriosa, conseguindo então, retomar principalmente o norte do país, expulsando os ingleses.

foto de uma das grande batalhas de joana darc

FOTO: Rémih/Wikimedia Commons

Reconhecimento e legado

No ano de 1453, a Guerra dos Cem Anos terminou com a assinatura do Tratado de Paz entre a França e a Inglaterra. Joana foi canonizada (transformada em santa) no ano de 1920.

foto o vitro de joana D'arc

FOTO: Selbymay/Wikimedia Commons

SAIBA MAIS

Ana Bolena: conheça a história da mulher que marcou a Reforma Inglesa

Como era o mundo quando a Rainha Elizabeth II nasceu

Elisabeth I, a rainha que fez da Inglaterra uma potência mundial

 

Texto: Nathália Piccoli  Arte: Guilherme Laurente